Sem categoria

PCdoB, PRB e PMDB podem se unir na eleição em BH

O PRB vai anunciar na segunda-feira (5) o apoio formal à candidatura da deputada federal Jô Moraes (PCdoB) à Prefeitura de Belo Horizonte. O acordo conta com o aval do vice-presidente da República, José Alencar, que esta semana foi procurado pelo pré-c

A partir da semana que vem os dois partidos começam a discutir programa de governo e a montagem da coordenação da campanha, que só começa em julho. Os dois partidos vão se coligar nas eleições majoritárias (prefeito) e proporcional (vereadores).



O próximo passo do PCdoB é conquistar apoio de outras legendas. A mais cobiçada é o PMDB, que tem cerca de cinco minutos no horário eleitoral gratuito. Juntos, o PCdoB e o PRB têm cerca de 1min40, tempo considerado pequeno para uma campanha majoritária. Ontem, o PCdoB e o PRB tiveram mais uma rodada de conversas com o PMDB. Os três partidos se encontraram na sede do PCdoB municipal para discutir a sucessão na capital mineira.



O PCdoB tenta atrair o apoio dos peemedebistas na capital em troca de alianças em 15 cidades polo, entre elas Contagem e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Apesar do assédio, o PMDB garante que terá candidatura própria e que um possível apoio ao PCdoB só poderá ocorrer em um eventual segundo turno. Apostando no racha do PT e na pulverização de candidaturas, as três legendas acreditam que a disputa na capital ocorra em dois turnos.



De acordo com o deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), o partido precisa de candidatura própria para conseguir maior representação no legislativo municipal. Nas eleições passadas, segundo ele, a legenda não lançou candidato, por isso teve apenas 1.300 votos de legenda e elegeu apenas um vereador. “Já tivemos 21 vereadores”, lembra Sávio, que começou sua carreira como vereador.



Na semana que vem o PCdoB também conversa com o PR, para tentar obter apoio ainda no primeiro turno. A legenda também vai ser procurada pelo PSB. Na avaliação da deputada Jô Moraes, em função do imbróglio que virou a sucessão na capital mineira, por causa do veto da direção nacional do PT a uma aliança com o PSDB para apoiar a candidatura de Lacerda, o quadro eleitoral só deve ser definido no dia 30 de junho, prazo máximo para os partidos registrarem suas candidaturas. A convenção do PCdoB só deve ocorrer nessa data.