Sem categoria

Por sete votos, Obama vence os 4 delegados de Guam

Barack Obama venceu sua rival pela indicação presidencial do Partido Democrata, Hillary Clinton, por apenas sete votos na eleição prévia de Guam. Um número recorde de moradores participou do pleito no pequeno território norte-americano no Pacífico, que in

Os resultados, após mais de 12 horas de apuração manual, mostraram que Obama recebeu 2.264 votos, ante 2.257 de Hillary. Na última primária democrata no local, em 2004, apenas 1.500 pessoas participaram do processo.

“Claramente, os dois são igualmente populares, e nós devemos comemorar isso”, disse à Reuters Josh Tenorio, coordenador da campanha de Obama na ilha. “Hoje é um bom dia para Guam.”

Nenhum dos candidatos esteve em Guam – eles fizeram campanha por emissoras de rádio. Muitos norte-americano nunca nem ouviram falar da ilha do Pacífico, com 160 mil habitantes – que já foi uma colônia da Espanha, cedida aos EUA em 1898.

Guam, que tem menos de um quinto do tamanho do menor Estado dos EUA, Rhode Island, manda oito delegados com direito a meio voto cada um para a convenção do partido Democrata, em agosto. São quatro votos em um total de mais de 4 mil, mas passam a ter algum tempo devido à indefinição na disputa entre Obama e Hillary.

A vitória de Obama aumenta sua vantagem sobre Hillary na disputa pela indicação democrata para concorrer com o republicano John McCain na corrida à Presidência.

A próxima grande prévia dos democratas acontece dia 6 de maio, em Carolina do Norte e Indiana. Os dois Estados têm juntos 187 delegados.

Com informações da Reuters