Sem categoria

Empregados de rizicultor atiram em indígenas em Roraima

Na manhã desta segunda-feira (5), pelo menos 10 indígenas que vivem na terra Raposa Serra do Sol, no noroeste de Roraima, foram atacados por um grupo de empregados da Fazenda Depósito, do rizicultor Paulo César Quartieiro, prefeito de Pacaraima.

Segundo as informações repassadas pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR), os pistoleiros chegaram atirando sem dar chance de defesa às vítimas. Um dos indígenas está em estado grave, após ser baleado na cabeça, no ouvido e nas costas. A Polícia Federal levou as vítimas para serem atendidas em Boa Vista, capital do estado.
 


O CIR divulgou carta que encaminhou às autoridades, informando o fato e solicitando providências. “O Conselho Indígena de Roraima (CIR), diante das violações dos direitos humanos dos povos indígenas na TI Raposa Serra do Sol, vem solicitar providencias urgentes  e imediatas”, diz a carta, assinada por Terencio Manduca, vice-coordenador do CIR.



A carta do CIR às autoridades conta que “as comunidades indígenas da TI (terra indígena) Raposa Serra do Sol estavam construindo suas casas em sua terra, quando uma caminhonete e cinco motoqueiros, vindo da Fazenda Deposito, de ocupação do arrozeiro Paulo César, chegaram logo atirando por todos os lados no sentido de impedir que os indígenas construíssem suas malocas”.



Os indígenas atingidos pelos tiros foram identificados como sendo Alcides, Jeremias, Lene, Glenio, Tiago, Erivaldo, Xavier, Cleber e mais dois. Um dos indígenas está em estado bastante grave, atingido por tiros na cabeça, ouvido e nas costas. Um dos pistoleiros foi identificado como “Roberto”.



O texto dirigido às autoridades denuncia que “os arrozeiros invasores tem impedido o livre trânsito dos indígenas” e pede punição e a retirada do arrozeiro Paulo César Quartiero, apontado como mandante dos atos de violência.



De Brasília
Márcia Xavier
Com informações do CIMI