Sem categoria

Tarso Genro vai à Raposa Serra do Sol negociar fim de conflito

O ministro da Justiça, Tarso Genro, vai hoje (6) a Roraima acompanhar os desdobramentos do confronto entre índios e funcionários do líder dos arrozeiros de Roraima, Paulo César Quartiero, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Segundo a assessoria de impr

Tarso Genro estava em Manaus (AM) acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na inauguração de um projeto de urbanização do bairro Igarapé da Cachoeirinha e decidiu ir até Roraima após o conflito de ontem (5), em que dez índios foram baleados. De acordo com assessoria do ministro, ele volta ainda hoje a Brasília.


 


Força Nacional de Segurança



Ainda nesta terça-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a realização de operações com o uso da Força Nacional de Segurança (FNS) na reserva indígena. O pedido havia sido feito pelo próprio ministro Tarso Genro.


 


As ações que devem ser realizadas pela Força Nacional têm como objetivo manter a ordem a pública e evitar confrontos. A decisão foi tomada pelo ministro do STF, Ayres Brito.


 


A informação de que o efetivo da tropa de 100 homens da FNS que estão na reserva seria reforçado não foi confirmada pelo comandante Luiz Antônio Ferreira.


 


Depoimentos



Cinco dos dez índios feridos vão prestar depoimento hoje à Polícia Federal (PF). Segundo informações do coordenador de Projetos da Comunidade Raposa Serra do Sol, ligado ao Conselho Indígena de Roraima (CIR), o macuxi Jaci José de Souza, os índios aguardam a chegada dos policiais à sede do conselho para prestar esclarecimentos.



Dos outros cinco indígenas feridos, três estão sob observação na Casa do Índio (Casai) e os outros dos, no Pronto-Socorro de Pacaraima, município na fronteira com a Venezuela. Segundo o representante indígena, o clima é de revolta entre os índios da Raposa Serra do Sol.



''Estamos muito revoltados. Estávamos construindo nossas casas próximo ao local onde nascemos e os jagunços atacaram a gente'', afirmou Souza. O macuxi nega que os índios tenham invadido a propriedade de Paulo César Quartiero. Mas argumenta que a fazenda está situada em terra indígena. ''A fazenda não tem limite, quem tem limite somos nós. Ali é nossa terra.''



Quartiero, disse ontem, em entrevista à Agência Brasil, que seus funcionários dispararam tiros contra índios porque houve uma tentativa de invasão à Fazenda Depósito, de sua propriedade, que fica dentro da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.



A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou hoje que ainda está apurando o que ocorreu que vai se manisfestar oficialmente no decorrer do dia.



Com informações da Agência Brasil