Sem categoria

Equador se oferece para receber prisioneiros das Farc

O presidente do Equador, Rafael Correa, disse nesta quarta-feira (7) que oferecerá o território de seu país ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, para a libertação de prisioneiros da guerrilha colombiana.

Correa disse na Nicarágua que falará com Sarkozy, na semana que vem, sobre a possível libertação dos prisioneiros em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), entre eles a ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt, que tem também cidadania francesa.



O Equador está disposto a apoiar uma ação humanitária a favor dos seqüestrados, “inclusive se essa liberação tiver de ser feita em território equatoriano”, disse Correa em uma coletiva de imprensa em Manágua. O presidente começará uma viagem pela Europa no dia 12 de maio.



“Vou me encontrar com o presidente Sarkozy e falaremos da libertação dos reféns. Já nos encontramos … com o chanceler da França e ratificamos a posição que o Equador sempre teve: contem absoluta e incondicionalmente conosco para toda ação humanitária”, disse.



Ingrid Betancourt foi sequestrada pelas Farc em fevereiro de 2002 e faz parte de um grupo de prisioneiros que a guerrilha tenta trocar por cerca de 500 rebeldes presos.



Fonte: Reuters