Sem categoria

Marina Silva pede demissão em “caráter irrevogável”

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, entregou nesta manhã uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo desligamento do cargo. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério do Meio Ambiente, o pedido tem caráter irrevogável. O Palácio d

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da pasta, a ministra está em casa e não pretende se pronunciar antes da resposta da Presidência da República.


O senador Sibá Machado (PT-AC), suplente e amigo pessoal de Marina Silva, disse que falou com a ministra por telefone e ela confirmou a informação. A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) se disse surpresa com a informação.


Saindo do ministério, a ministra poderia reassumir sua cadeira no enado, mas também não está claro se ela pretende voltar ao legislativo, o que deixaria Sibá Machado sem mandato.



Hipóteses para a saída



Apesar de não haver nenhum pronunciamento por parte da ministra ou do governo a respeito dos motivos que levaram ao pedido de demissão da ministra, já circulam nos grandes portais muitas hipóteses para explicar a saída da ministra.



Uma delas é que Marina vinha entrando em conflitos com outros ministérios, como a Casa Civil e a Agricultura, em casos e questões que opõem proteção ambiental a interesses econômicos.



Outra hipótese é o fato da ministra ter perdido influência em projetos que dizem respeito diretamente à sua pasta, como o Plano Amazônia Sustentável (PAS), que reúne uma série de ações na região. O presidente Lula escalou o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, para a coordenação do plano.



Da redação,
com agências