Sem categoria

UNE pressiona pela aprovação da reserva de cotas

Cerca de 150 estudantes foram retirados nesta terça (20) das galerias do plenário da Câmara dos Deputados onde entoavam palavras de ordens a favor da aprovação do Projeto de Lei nº 73/99, que reserva cotas para negros, indígenas e alunos das escolas pú

“E na escola tudo mudou ôô, agora o filho de pedreiro vai virar doutor”, gritavam os estudantes na entrada do Anexo 2 da Casa. Eles receberam senhas para entrarem nas galerias e na primeira manifestação foram advertidos pelo presidente da Casa, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), para silenciarem. Como não foi atendido, o parlamentar ordenou aos seguranças a retirada deles.



“A reserva de vagas e a PEC da Juventude são duas lutas antigas da UNE. Nós sempre batalhamos para que a universidade pública pudesse atender melhor as demandas democráticas da sociedade”, disse a presidente da entidade, Lucia Stumpf, ao confirmar que os estudantes estavam determinados a só deixarem as dependências da Casa quando os projetos entrassem em votação.



“Vamos ficar aqui o tempo que for preciso até a aprovação desse projeto tão importante para a juventude brasileira e para universidade que, com certeza, vai mudar de cara, vai ter um perfil mais democrático, sua formulação mais voltada para o conjunto da população, porque vai deixar de atender somente os filhos da elite e da classe média brasileira”, disse ainda a presidente da UNE. “Nós vamos pressionar, porque existe o perigo de retirarem de pauta”, disse o presidente da UBES, Ismael Cardoso.


 


De Brasília,


Iram Alfaia