Dança Clássica na Vila das Artes

Debater outras formas de ensino do Ballet Clássico, levando em conta o tipo físico de cada ser humano, sua cultura e diferentes formas de pensamento da dança clássica no Brasil, serão algumas das discussões do curso Metodologia da Dança Clássica que acont

O curso é uma parceria da Escola de Dança da Vila das Artes com a Associação dos Bailarinos e Professores de Dança do Ceará, Prodança, com a realização do professor de balé, fundador e diretor da Companhia de Dança Paracuru, Flávio Sampaio.  Selecionado pelo prêmio Klauss Vianna de Dança de 2007 da Funarte – Instituição de apoio e fomento à arte vinculada ao Ministério da Cultura – o projeto consiste na capacitação de jovens professores de balé clássico através do curso de Metodologia da Dança Clássica a ser realizado em 13 cidades da região Norte e Nordeste do Brasil.


O curso busca levar conhecimento e entendimento da estruturação teórica e prática e dos preceitos da dança clássica aos jovens professores. As aulas acontecerão das 9h, ás 12h, e das 14h às 17h, na sede da Vila das Artes (Rua General Sampaio, 1632, casa 4, Centro). Para as inscrições, que podem ser feitas até dia 30 de maio, é necessário apresentar o currículo profissional ou artístico na Vila das Artes ou enviar para o email [email protected].  Outras informações pelo telefone (85) 31051402. Os alunos selecionados participarão das aulas, gratuitas, e receberão uma apostila com todo o material didático do curso.
 
O professor – Flávio Sampaio, idealizador do projeto Metodologia da Dança Clássica, é coreógrafo e bailarino, realizou 25 direções cênicas em vários estados brasileiros. Foi um dos autores da reestruturação da Faculdade de Dança da UniverCidade, referência no ensino de dança no país e também fundador da Faculdade de Dança da Universidade Gama Filho, ambas  no Rio de Janeiro. No Ceará, dirigiu o Colégio de Dança do Instituto Dragão do Mar e foi diretor artístico da Bienal Internacional de Dança do Ceará. Como professor convidado participou, na Alemanha, do Ballet da Ópera de Varsóvia, em  Zurique, do Arte Studio de Munique e da Escola Estatal de Dança da Polónia. No Brasil fez parte de vários grupos de arte cênica como a Companhia de Dança Deborah Colker e Grupo Quasar. Atualmente, dirige a própria escola a Companhia de Dança Paracuru. 


 


 


Fonte: Vila das Artes