Prefeitura de Fortaleza urbanizará o açude João Lopes

Após 40 anos de luta, o sonho realizado. A comunidade dos bairros Ellery e Monte Castelo foi às assembléias do Orçamento Participativo – OP, solicitou a demanda e será atendida pela Prefeitura de Fortaleza, através da Fundação de Desenvolvimento Habitacio

“Uma peleja antiga nossa, e teve que vir uma prefeita que nem essa, feito Luizianne (Lins), pra entender nosso sufoco e acolher tão bem nossa solicitação”, conta a delegada do OP e liderança do Monte Castelo, Conceição Tavares. O projeto que recuperará a qualidade ambiental do açude João Lopes e instalará equipamentos comunitários beneficiará também cerca 100 famílias com regularização fundiária, novas moradias e melhorias habitacionais. As obras, que têm data de início prevista para julho próximo, contarão com recurso do PAC referente a R$ 6,7 milhões.
 
Segundo o presidente da Associação Comunitária do Bairro Ellery, Fernando Barbosa, quando o povo e o poder público aliam-se, a vitória é certeira. “No mais, quando a gente tem parlamentares que nos ajudam, que intercedem por nós, a exemplo da vereadora Eliana Gomes e do senador Inácio Arruda, fica aberto um leque de vantagens ao povo. Estamos vivendo o tempo mais feliz de nossas vidas, determinamos que esse projeto fosse realizado e fomos prontamente atendidos”, conta Fernando. Para a diretora do Centro Socorro Abreu e vereadora suplente do PCdoB, Eliana Gomes, todo projeto que tem a mão do povo dá certo. “Ainda na época do período militar, o senador Inácio Arruda e eu lutamos muito pelo povo que vivia às margens do açude João Lopes. É uma bênção essa parceria entre a prefeitura e a comunidade, porque foi através dessa união que, enfim, chegamos a essa vitória”, assegura Eliana.
 
A presidente da Habitafor, Olinda Marques, menciona a série de projetos de habitação que está beneficiando a população da Regional I. “Já foram 20 famílias das dunas das Goiabeiras beneficiadas com o conjunto Anita Garibaldi e outras 62 receberão o habitacional Socorro Abreu. Com o projeto Vila do Mar, serão 1.400 novas casas, 4.000 melhorias habitacionais e 8.000 regularizações fundiárias. Já na lagoa do Urubu, serão mais 288 famílias e, agora, o projeto de urbanização do açude João Lopes. Todos esses benefícios foram frutos da mobilização constante deste povo de luta. É por isso que me sinto tão emocionada em licitar mais esse projeto”, avalia Olinda.

Ela faz questão de salientar que o projeto do João Lopes consistirá, principalmente, na recuperação da macrodrenagem do arredor do açude, na urbanização de suas margens, drenagem e na recuperação do meio ambiente local. “E, para finalizar, convido as lideranças, os moradores beneficiados, as associações ligadas à comunidade para, junto com a Habitafor, monitorar todo trâmite de mais esta obra que será entregue à população. Esse monitoramento conjunto é importante e legal exatamente por ser a participação popular a principal bandeira defendida por esta gestão”, conclui Olinda.   
 
 



Fonte: Habitafor