68 revivido no Festival UFC de Cultura

A década de 1960 é considerada por alguns filósofos e historiadores como a mais revolucionária da política internacional. Em vários continentes e em diversos países eclodiram movimentos reivindicatórios e libertários que questionavam o poder, a cultura e

Realizado em parceria pela UFC/ADUFC/DCE, Prefeitura Municipal de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará, o Festival UFC de Cultura – Ecos de 68, vem retomar as discussões em torno das idéias e da estética do período. Entre 26 e 31 de maio, a ordem é rediscutir o movimento político e cultural da década de 60, em particular as influências geradas a partir do movimento de maio de 1968 na França.


 


Para a atual geração de jovens estudantes e sociedade e geral, um momento para entender o que representou para o Ceará e para o País a participação do movimento estudantil, dos movimentos sociais, dos partidos políticos e do movimento cultural no deflagrado processo de resistência ao autoritarismo e construção de uma sociedade democrática.



A programação do Ecos de 68 é vasta e diversificada, contemplando festival de música, mostra de cinema, mostra de teatro, exposição de fotografias, seminários culturais e políticos, lançamentos e feira de livros. A programação completa pode ser acessada através do site www.festivalufcdecultura.ufc.br.



Nos dias 29 e 30 de maio, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), promove uma programação à parte. Primeiro, um dia inteiro de seminário, com pesquisadores convidados: o filósofo Nelson Brissac (PUC-SP) e o jornalista, filósofo e dramaturgo Luís Carlos Maciel dão palestras mediadas por professores da UFC, no auditório do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Dia 30, a partir de 18h30min, o fotógrafo convidado Evandro Teixeira lança o livro “68 destinos – Passeata dos 100 mil”, no anfiteatro da Secultfor.



O projeto Pontos de Corte, da Escola de Audiovisual da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, também vai ao encontro do maio de 1968. Originalmente, forma exibidores independentes em bairros da periferia da cidade para que estes projetem filmes em espaços públicos de seus bairros, como praças e campos de futebol. Em torno da temática proposta, vão acontecer exibições abertas ao público na Praia de Iracema, na Serrinha e em Messejana.



Maio de 68 tem um marco: na França, país onde o movimento foi mais intenso, radical e de repercussões internacionais, uma greve iniciada por estudantes universitários rapidamente adquiriu contornos revolucionários mobilizando também trabalhadores – cerca de 10 milhões aderiram à greve dos estudantes – ganhando feições insurrecionais.
 


Nos Estados Unidos, os negros, sob a liderança de Martin Luther King, exigiam o fim da sociedade discricionária e reivindicavam direitos civis restritos à população branca. Martin Luther King foi assassinado em abril de 1968, mas sua mensagem conquistou corações e mentes e mudou a história e as relações de poder na América. Também as mulheres exigiam seus direitos, o fim da discriminação, igualdade no trabalho e no lar.



No Brasil, milhares de estudantes ganharam as ruas em todas as capitais do país exigindo o fim da ditadura militar. Movimentos culturais nas mais diversas formas de expressões artísticas nasciam influenciando para sempre o cenário cultural nacional.


 



Programação Seminário Maio de 1968



Dia 29
Seminário 1968 / 40 anos: Cultura e Política
Local: Auditório do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – av. Luciano Carneiro, 345.


9h – Palestra “Arte e Política”
Palestrante – Nelson Brissac Peixoto (Prof. Dr. do Departamento de Comunicação e Semiótica da PUC-SP).
Debatedora: Sylvie Delacours Lins (Prof. Dra. da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará).


14h30min – Palestra “Cultura e Política”
Palestrante – Luis Carlos Maciel (Jornalista, dramaturgo, roteirista de cinema, filósofo e escritor).
Debatedor – Wellington Júnior (Prof. Dr. do Departamento de Comunicação da UFC).



Dia 30
Encerramento
Local: Anfiteatro SECULTFOR (Rua Pereira Filgueiras, 04 – Centro)
18h30min – Evandro Teixeira, Tiago Santana e Silas de Paula
Lançamento do Livro “68 destinos – Passeata dos 100 mil” do fotógrafo Evandro Teixeira.



Projeto Pontos de Corte / mostra de filmes maio de 1968
26/05 – “L´amore” de Godard,, “Blá… Blá… Blá…” de Andrea Tonaci – Cine Marias – Teatro das Marias, Rua Senador Almino, 233, Praia de Iracema
26/05 – “O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias” de Cao Hamburger – Cine Cururu – Campo do Curitiba,Rua Morada Nova, s/n – Pq. Sta. Filomena – Messejana 28/05 – “Partner” de Bertolucci – Cine Paramotoquinha – Campus da UECE/Av. Parajana, Serrinha
28/05 – “Partner” de Bertolucci – Cine Paramotoquinha – Campus da UECE/Av. Parajana, Serrinha
30/05 – “Batismo de Sangue” de Helvécio Ratton – Casa José de Alencar/Av. Washington Soares, 6055 Messejana




Fonte: Secultfor