Chico Lopes: Ceará não desistirá de receber refinaria da Petrobras

Preparando-se há três décadas para receber um grande empreendimento no setor petrolífero, o Estado do Ceará não desistirá de sediar uma refinaria da Petrobras. A afirmação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB), que em pronunciamento na tarde desta qua

“O Ceará se preparou para receber essa refinaria. Foi construído o Porto do Pecém, criamos estradas estaduais, melhoramos nossa rede hoteleira, criamos uma comissão composta por deputados do Estado e visitamos quase todo o Nordeste”, ressaltou Chico Lopes, que há anos acompanha o tema e trabalha para que o Ceará seja contemplado com uma refinaria.



Apesar da defesa enfática do Ceará como estado mais capacitado para receber a nova refinaria, o parlamentar cearense ressaltou que disputas entre estados nordestinos não são interessantes para o desenvolvimento da própria região. “A primeira refinaria, a Petrobras sediou em Pernambuco. Não temos nada contra. A segunda não esperávamos, porque não se sabia nem o movimento externo, e foi para o Rio Grande do Norte. Também não temos nada contra. Parabéns ao Nordeste, que está recebendo investimentos que vão gerar bons empregos”, afirmou.



Lopes lembrou que, apesar das muitas matérias veiculadas na imprensa regional e nacional nos últimos dias, a Petrobras não confirmou o Maranhão como estado-sede da próxima refinaria a ser construída. E listou providências a serem tomadas para defender a refinaria no Ceará. “O Maranhão merece a refinaria, como a merece qualquer estado do Brasil. Queremos conversar com o Sr. José de Lima, Diretor de Petróleo e Gás, no sentido de obter uma compensação, no caso a transformação da LUBNOR em uma refinaria de melhor porte, localizada no Porto do Pecém”, sugeriu. “O Ceará há 30 anos se prepara, junto à Universidade Federal, junto ao setor produtivo, junto aos setores populares”, tornou a destacar, garantindo que o Estado não desistirá de receber o empreendimento.