Sem categoria

América do Sul unida pelos Jogos Olímpicos no RJ em 2016

Todos os países da ODESUR (Organización Deportiva Sudamericana) estão de mãos dadas com a campanha Rio 2016. Nesta segunda-feira (26), durante a 221.ª Assembléia Geral da entidade, realizada em Medellín, na Colômbia, presidentes dos 15 Comitês Olímpicos N

Os países membros da ODESUR entendem que a candidatura é fundamental para o desenvolvimento do esporte no continente. O Secretário-Geral do Comitê Olímpico da Argentina, Hernan Ferrari, afirma que a América do Sul tem uma longa tradição no esporte Olímpico e merece receber o maior evento esportivo do mundo.



“Chegou a hora de o Movimento Olímpico abraçar o esporte sul-americano e nos dar a honra de sediar os Jogos Olímpicos. A candidatura Rio 2016 é uma aspiração de todos nós e traduz o sentimento de todo o continente”, declarou.



Ramon Zubizarreta, presidente do Comitê Olímpico do Paraguai e tesoureiro da ODESUR, também demonstrou estar ao lado da candidatura brasileira. “A vitória do Rio de Janeiro e a conseqüente realização inédita dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos na América do Sul vão contribuir para que os Jogos se tornem verdadeiramente universais”, disse.



O Projeto Rio 2016 ressalta a importância de utilizar o esporte como ferramenta de desenvolvimento social, alinhando-se à agenda da região e aos ideais do Movimento Olímpico. A realização dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 – passo fundamental em direção ao sonho Olímpico – serve como referência, pois representou um legado significativo para o esporte sul-americano.



“A realização e o êxito dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 me fizeram orgulhoso de ser sul-americano. A partir de agora, nosso continente está unido em apoio à campanha Rio 2016 com o objetivo de realizar o sonho coletivo dos esportistas sul-americanos, os Jogos Olímpicos na América do Sul”, declarou M.K.A. Juman Yassin, presidente do Comitê Olímpico da Guiana.



Para Carlos Arthur Nuzman, presidente da ODESUR, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Comissão de Candidatura Rio2016, o apoio dos países da entidade é extremamente relevante. “Esta união comprova a vontade do continente sul-americano em receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que deixarão um legado para toda a região”.