Sem categoria

Iraquianos vão às ruas em protesto contra ocupação

Centenas de iraquianos protestaram nesta sexta-feira (30) em Bagdá contra a legalização da presença das tropas americanas de ocupação no país. Os manifestantes, em sua maioria apoiadores do religioso xiita Moqtada al-Sadr, protagonizaram várias marchas pa

Elas ocorreram em resposta ao chamado que al-Sadr fizera na última terça-feira, de que todos fossem às ruas às sextas-feiras, até que as negociações do governo local com o comando americano sejam interrompidas.


 


Essas conversações pretendem legalizar a presença das tropas de ocupação, acantonadas no Iraque desde a invasão, em março de 2003, por meio do estabelecimento de bases militares permanentes.



Com as manifestações, al-Sadr pretende mostrar seu repúdio à presença militar americana, contra a qual lutou durante todo o período da ocupação, segundo a mídia iraquiana.



“As manifestações são o princípio do que se espera que seja uma grande e feroz batalha dos iraquianos contra a futura presença militar estadunidense”, disse um dos porta-vozes do religioso.



O mandato das forças de ocupação, outorgado pelo Conselho de Segurança da ONU, expira no fim de 2008.



Ao mesmo tempo, tropas americanas e iraquianas detiveram na província de Diyala cerca de duas dezenas de civis, acusados de atacar com morteiros uma base do exército nacional, de acordo com informações de testemunhas.



Em um cerco contra a aldeia de Jaghat, os militares culparam os moradores do lançamento dos projéteis e arremeteram contra eles.



A agência Aswat al Iraq reportou que as forças combinadas operaram desde o distrito de al-Saadiyah, onde prenderam um grupo de moradores, sob a acusação de disparar obuses contra a instalação militar situada nas imediações.



Nenhuma fonte militar ou independente comentou sobre o destino dos moradores detidos.