Decretos criam Estação Ecológica e Serviços Ambientais
Começou nesta segunda-feira (2), às 9h, no Theatro 4 de Setembro, a Semana Estadual do Meio Ambiente e na ocasião, o governador Wellington Dias e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, assinaram dois decretos importantes para
Publicado 02/06/2008 12:50 | Editado 04/03/2020 17:02
Um deles trata da criação da Estação Ecológica da Chapada da Serra Branca, que fica localizada no corredor ecológico entre os parques da Serra da Capivara e da Serra das Confusões, englobando uma área de mais de 24 mil hectares, numa região que abrange os municípios de São Raimundo Nonato, Brejo do Piauí e São Braz do Piauí. O segundo decreto destaca a importância da agenda ambiental sustentável. O governo cria a Comissão Interna de Serviços Ambientais que será instituída em cada órgão do Estado, sob a coordenação e planejamento da Semar.
Maior oportunidade para trabalhos científicos
A criação da Estação Ecológica da Chapada da Serra Branca, segundo o secretário Dalton Macambira, vai proporcionar aos pesquisadores maior oportunidade para realizar trabalhos de cunho cientifico, uma vez que será proibida a visitação do público. No geral, a área compreende 21.587.7090ha destinados à implantação da estação e mais 3.066.5040ha que constituirá a zona de amortecimento entre a Estação Ecológica e o projeto de assentamento Serra Nova – Banco da Terra.
A Estação Ecológica será administrada pela Semar que terá o prazo de dois anos para proceder à delimitação e cinco anos para elaboração do plano de manejo.
“Após a assinatura do decreto estaremos tomando as medidas necessárias para implantação, guarda e finalização da estação, bem como realizar convênios com órgãos da administração pública e entidades privadas interessadas na preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural”, explica Dalton Macambira.
Agenda Ambiental Sustentável
A assinatura do decreto que institui a criação da Comissão Interna de Serviços Ambientais tem como objetivo tornar sustentável as atividades da administração pública no Piauí. Desta forma, o Governo do Estado, através da Semar, propõe que cada órgão estadual tenha um grupo de trabalho que possa estar envolvido na preservação e qualidades dos serviços da área ambiental.
A comissão vai poder trabalhar uma agenda ambiental sustentável e da suporte técnico ao Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Probreza, instituído pelo Decreto nº 12.613, de 04/06/2007.
É importante frisar que desenvolvimento sustentável visa promover a harmonia entre os seres humanos e a natureza. “Nosso objetivo é estimular a adoção de critérios socioambientais na gestão dos órgãos públicos, visando minimizar e ou eliminar os impactos de suas práticas administrativas e operacionais no meio ambiente, por meio da adoção de ações que promovam o uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos, além do manejo adequado dos resíduos”, ressalta o secretário.
A programação da Semana Estadual do Meio Ambiente é extensa e abertura no Theatro 4 de Setembro, nesta segunda-feira, a partir das 9h, contará com a apresentação da peça A Onça e o Bode com os humoristas Dirceu Andrade e Amauri Jucá e o ator Francisco Pellé.
Programação da Semana Estadual do Meio Ambiente
Dias 2 a 6 de junho
Dia 2 de junho
Abertura
Local: Theatro 4 de Setembro
Horário: 9 horas
Atividades:
* Apresentação do vídeo Belezas Naturais do Piauí
* Apresentação Artística: A Onça e o Bode. Humoristas: Dirceu Andrade, Amauri Jucá e Francisco Pellé
* Assinatura dos decretos: Criação da Comissão Interna de Serviços Ambientais e outras providências; Criação da Estação Ecológica da Chapada da Serra branca e outras providências.
* Distribuição de mudas com orientação de plantio – Parceria entre Semar e ONG + Vida
Público Alvo: Crianças do Ensino Infantil e Fundamental
Coordenação: Semar, Setut e ONG + Vida
Dia 3 de junho
Local: Auditório do Cefet
Horário: 8h às 12h
* Palestra Educativa – Consumo Sustentável no Serviço Público
Público Alvo: Servidores Públicos: Federal, Estadual e Municipal e interessados
Coordenação: Semar, Agespisa, Cepisa, Sest/Senat, Crea e Cefet
Local: Auditório do Cefet
Horário: de 14h às 18h
* Palestra Educativa – Educação Ambiental – Desafio da Transversalidade
Público Alvo: Professores da Rede Pública: Federal, Estadual e Municipal e interessados
Coordenação: Semar, Ibama, Seduc e Furpa
Dia 4 de junho
Local: Ibama
Horário: 9h
*Atividade: Conhecendo o Ibama – Visita de alunos de Colégios da Rede Particular
* Distribuição de mudas com orientação de plantio
Horário: de 14h às 18h
Público Alvo: Alunos do Ensino Básico e interessados
Local: Auditório da Semar
* Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Consema)
Dia 5 de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente
Local: Parque Zoobotânico de Teresina
Horário: 8h30
Atividades:
*Inauguração do Jardim das Crianças
* Apresentação do Trenzinho Beleza – Homenagem ao palhaço Beleza
* Apresentação da modalidade de transporte Riquixá – Um veículo destinado ao transporte de crianças com deficiências, dentro do Parque Zoobotânico de Teresina).
* Solenidade contará com a presença da coordenadora estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Ceid), Rejane Dias
* Crianças com deficiência farão o plantio de mudas
* Coordenação: Semar, Setut e Ceid
Dia 6 de junho
Local: Casa de Pedra – Av. Marechal Castelo Branco
Horário: 8h
Atividade: Entrega do Prêmio Piauiense de Melhoria da Qualidade do Ar – Despoluir
Público Alvo: Sociedade e interessados.