Decretos criam Estação Ecológica e Serviços Ambientais

Começou nesta segunda-feira (2), às 9h, no Theatro 4 de Setembro, a Semana Estadual do Meio Ambiente e na ocasião, o governador Wellington Dias e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, assinaram dois decretos importantes para

Um deles trata da criação da Estação Ecológica da Chapada da Serra Branca, que fica localizada no corredor ecológico entre os parques da Serra da Capivara e da Serra das Confusões, englobando uma área de mais de 24 mil hectares, numa região que abrange os municípios de São Raimundo Nonato, Brejo do Piauí e São Braz do Piauí. O segundo decreto destaca a importância da agenda ambiental sustentável. O governo cria a Comissão Interna de Serviços Ambientais que será instituída em cada órgão do Estado, sob a coordenação e planejamento da Semar.



Maior oportunidade para trabalhos científicos


A criação da Estação Ecológica da Chapada da Serra Branca, segundo o secretário Dalton Macambira, vai proporcionar aos pesquisadores maior oportunidade para realizar trabalhos de cunho cientifico, uma vez que será proibida a visitação do público. No geral, a área compreende 21.587.7090ha destinados à implantação da estação e mais 3.066.5040ha que constituirá a zona de amortecimento entre a Estação Ecológica e o projeto de assentamento Serra Nova – Banco da Terra.



A Estação Ecológica será administrada pela Semar que terá o prazo de dois anos para proceder à delimitação e cinco anos para elaboração do plano de manejo.



“Após a assinatura do decreto estaremos tomando as medidas necessárias para implantação, guarda e finalização da estação, bem como realizar convênios com órgãos da administração pública e entidades privadas interessadas na preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural”, explica Dalton Macambira.



Agenda Ambiental Sustentável


A assinatura do decreto que institui a criação da Comissão Interna de Serviços Ambientais tem como objetivo tornar sustentável as atividades da administração pública no Piauí. Desta forma, o Governo do Estado, através da Semar, propõe que cada órgão estadual tenha um grupo de trabalho que possa estar envolvido na preservação e qualidades dos serviços da área ambiental.



A comissão vai poder trabalhar uma agenda ambiental sustentável e da suporte técnico ao Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Probreza, instituído pelo Decreto nº 12.613, de 04/06/2007.



É importante frisar que desenvolvimento sustentável visa promover a harmonia entre os seres humanos e a natureza. “Nosso objetivo é estimular a adoção de critérios socioambientais na gestão dos órgãos públicos, visando minimizar e ou eliminar os impactos de suas práticas administrativas e operacionais no meio ambiente, por meio da adoção de ações que promovam o uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos, além do manejo adequado dos resíduos”, ressalta o secretário.



A programação da Semana Estadual do Meio Ambiente é extensa e abertura no Theatro 4 de Setembro, nesta segunda-feira, a partir das 9h, contará com a apresentação da peça A Onça e o Bode com os humoristas Dirceu Andrade e Amauri Jucá e o ator Francisco Pellé.



Programação da Semana Estadual do Meio Ambiente



Dias 2 a 6 de junho


Dia 2 de junho
Abertura
Local: Theatro 4 de Setembro
Horário: 9 horas
Atividades:
* Apresentação do vídeo Belezas Naturais do Piauí
* Apresentação Artística: A Onça e o Bode. Humoristas: Dirceu Andrade, Amauri Jucá e Francisco Pellé
* Assinatura dos decretos: Criação da Comissão Interna de Serviços Ambientais e outras providências; Criação da Estação Ecológica da Chapada da Serra branca e outras providências.
* Distribuição de mudas com orientação de plantio – Parceria entre Semar e ONG + Vida
Público Alvo: Crianças do Ensino Infantil e Fundamental
Coordenação: Semar, Setut e ONG + Vida



Dia 3 de junho
Local: Auditório do Cefet
Horário: 8h às 12h
* Palestra Educativa – Consumo Sustentável no Serviço Público
Público Alvo: Servidores Públicos: Federal, Estadual e Municipal e interessados
Coordenação: Semar, Agespisa, Cepisa, Sest/Senat, Crea e Cefet



Local: Auditório do Cefet
Horário: de 14h às 18h
* Palestra Educativa – Educação Ambiental – Desafio da Transversalidade
Público Alvo: Professores da Rede Pública: Federal, Estadual e Municipal e interessados
Coordenação: Semar, Ibama, Seduc e Furpa



Dia 4 de junho
Local: Ibama
Horário: 9h
*Atividade: Conhecendo o Ibama – Visita de alunos de Colégios da Rede Particular
* Distribuição de mudas com orientação de plantio
Horário: de 14h às 18h
Público Alvo: Alunos do Ensino Básico e interessados
Local: Auditório da Semar
* Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Consema)



Dia 5 de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente
Local: Parque Zoobotânico de Teresina
Horário: 8h30
Atividades:
*Inauguração do Jardim das Crianças
* Apresentação do Trenzinho Beleza – Homenagem ao palhaço Beleza
* Apresentação da modalidade de transporte Riquixá – Um veículo destinado ao transporte de crianças com deficiências, dentro do Parque Zoobotânico de Teresina).
* Solenidade contará com a presença da coordenadora estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Ceid), Rejane Dias
* Crianças com deficiência farão o plantio de mudas
* Coordenação: Semar, Setut e Ceid



Dia 6 de junho
Local: Casa de Pedra – Av. Marechal Castelo Branco
Horário: 8h
Atividade: Entrega do Prêmio Piauiense de Melhoria da Qualidade do Ar – Despoluir
Público Alvo: Sociedade e interessados.