Brasil vê crescimento de 11,8% da venda de jornais em 2007
As vendas de jornais aumentaram 11,8% no Brasil em 2007, enquanto no período entre 2003 até o ano passado o país registrou aumento de 24,93% na vendagem dessas publicações, segundo os números da WAN (Associação Mundial de Jornais, na sigla em inglês).
Publicado 03/06/2008 14:20
Em toda a América do Sul, as vendas de jornais aumentaram 6,72% em 2007, tornando-se a região do mundo com maior aumento relativo, mais que o dobro do geral.
O número de exemplares da imprensa paga mundial aumentou 2,57% em um ano, segundo o relatório. “Se somarmos os jornais gratuitos à difusão dos jornais pagos, a circulação global de periódicos aumentou 3,65% ano passado e 14,3% em cinco anos”, afirma o documento, apresentado no Congresso da WAN em Gotemburgo (Suécia).
O salto de vendas da imprensa paga na América do Sul no ano passado, frente ao 2,57% em todo o mundo, contrasta em particular com a queda de 1,87% registrada na Europa e um retrocesso ainda maior (-2,14%) na América do Norte, afirmou a WAN.
As vendas em 2007 aumentaram também na Argentina (7,45%), Chile (3,99%) e no Suriname (3,77%), mantiveram-se estáveis na Bolívia, Equador, Guiana, Uruguai e Venezuela, e caíram na Colômbia (-1,25%) e Paraguai (-3,85%).
De 2003 a 2007, houve aumentos particularmente altos na Argentina (22,7%), Suriname (22,22%), Equador (15,22%), Chile (13,82%) Colômbia (8,97%), Guiana (6,67%) e Bolívia (3,7%). No mesmo período, os países sul-americanos que registraram uma queda nas vendas de jornais foram Paraguai (-16,67%) e Uruguai (-11,18%).
A receita publicitária nessa região avançou 10,77% no ano passado, comparado ao 0,86% de aumento em todo o mundo.
Receitas
Segundo a WAN, as receitas publicitárias dos jornais pagos subiram 0,86% em 2007 e 12,84% em cinco anos.
A imprensa escrita – tanto jornais como revistas – continua sendo o maior suporte publicitário mundial, com uma participação de mercado de 40%, à frente da televisão (38%).
“A circulação dos periódicos aumentou ou permaneceu estável em 75% dos países do planeta nos últimos cinco anos e em quase 80% dos países ano passado”, afirmou Timothy Balding, presidente da WAN.
“E mesmo nos sites onde a difusão paga está em baixa, sobretudo nos Estados Unidos e em alguns países da Europa Ocidental, os jornais seguem ampliando sua audiência por meio de uma grande variedade de publicações gratuitas e especializadas e com as plataformas multimídia, em plena expansão”, acrescentou.
A quantidade de jornais pagos subiu em todo o mundo, com exceção da América do Norte, onde caiu 0,56%.
Maiores mercados
Os cinco maiores mercados da imprensa são a China, com 107 milhões de exemplares vendidos diariamente, Índia (99 milhões), Japão (68 milhões), Estados Unidos (51 milhões) e Alemanha (20,6 milhões).
Segundo a WAN, “as receitas publicitárias ligadas à internet –não apenas os jornais on-line e sim toda a publicidade na internet – aumentou 32,45% em um ano e 200% entre 2003 e 2007.”
Na Europa, as receitas da publicidade comercial na internet superam atualmente as receitas dos anúncios de classificados, acrescenta o relatório, que calcula que os recursos publicitários da internet mais que dobrarão nos próximos cinco anos e representarão 12% do total das receitas publicitárias dos jornais até 2011.
A cifra de sites de jornais aumentou 13,77% em 2007 e 50,77% de 2003 a 2007.
No que diz respeito aos jornais gratuitos, um total de 312 jornais registraram uma circulação combinada de 41,04 milhões de exemplares por dia, ou seja, um aumento da difusão de 20% em um ano e de 173,2% em cinco anos.
A WAN representa 18.000 periódicos no mundo e reúne 77 associações nacionais de editores de jornais, empresas jornalísticas e diretores de jornais individuais em 102 países.
Fonte: Efe