Chico Lopes participa de reunião com presidente da Petrobras

O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, confirmou esta quarta-feira, 4/6, em encontro com a bancada federal do Ceará, que o Estado será beneficiado com a instalação de uma refinaria de petróleo. O deputado Chico Lopes (PCdoB), que est

“Vamos fazer de tudo para amarrar de vez esse compromisso da refinaria para o Ceará e buscar mais detalhes sobre o projeto”, adianta Lopes.


 


A confirmação da expectativa positiva quanto às articulações políticas da bancada federal cearense e do governador Cid Gomes em Brasília veio no início da noite de ontem. O ministro José Múcio, que já anunciara, semana passada em Fortaleza, que o Ceará seria um dos estados beneficiados com uma unidade de refino de petróleo, confirmou ontem a informação aos representantes cearenses. Segundo o ministro, dos dois empreendimentos do gênero programados para o Nordeste pela Petrobras, um virá para o Ceará, enquanto o outro seria destinado ao estado do Maranhão.


 


Nesta quinta-feira, parte da bancada federal cearense deverá se reunir com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, em encontro articulado com a cooperação do ministro José Múcio. A idéia é que os parlamentares cearenses possam obter mais detalhes sobre o futuro emprendimento – afastando de vez qualquer dúvida quanto à instalação da refinaria no Ceará.


 


O deputado federal Chico Lopes será o único integrante da bancada de esquerda a participar do encontro com Gabrielli esta quinta-feira, tendo sido indicado ontem pelos colegas de bancada para estar presente à reunião com o presidente da Petrobras. Ficou acertado que também tomariam parte do encontro os deputados Arnon Bezerra, coordenador da bancada cearense, José Linhares e Gorete Pereira.


 


“Buscar detalhes”


 


“Com essa conversa com o presidente da Petrobras, esperamos obter mais detalhes sobre esse projeto que é tão importante para o Ceará – e que nosso Estado se prepara há mais de três décadas para receber, tendo as melhores condições técnicas e geográficas para sediar a refinaria”, afirma Lopes.


 


“Além de buscar mais detalhes, queremos ouvir do próprio presidente da Petrobras a confirmação de que uma das novas refinarias irá para o Ceará. Já está dito pelo ministro José Múcio, que tem autoridade para falar em nome do Governo Federal”, acrescenta o parlamentar cearense. “Mas é importante a confirmação da própria Petrobras, para desarticular de vez o discurso derrotista de quem, hoje na oposição, fica atirando críticas fáceis, reclamando da bancada cearense e jogando pra platéia com o discurso de que o Governo Lula estaria desprestigiando o Ceará”, complementa Lopes.


 


“Os investimentos federais crescentes em nosso Estado provam que esse discurso guarda, na verdade, muito mais uma questão política, de uma oposição que espera retornar ao poder. Deixando tudo isso de lado, esperamos, em breve, poder dar mais detalhes do projeto da refinaria ao governador Cid Gomes e a toda a sociedade cearense”, afirma Chico Lopes.



 
 
Fonte:  www.chicolopes.com.br