Jornalista paranaense lança livro sobre resistência feminina

Luiz Manfredini revisita anos 60 e traz ao leitor histórias de cinco jovens estudantes, presas em Belo Horizonte, em 1969, por suas atividades de resistência à ditadura.

A União Brasileira de Mulheres (UBM) lança, no próximo dia 13, o livro “As moças de Minas – uma história dos anos 60”, apoiado pela entidade e escrito pelo jornalista paranaense Luiz Manfredini. A UBM – seção Paraná convida a todos para estar presente no auditório do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge), às 17 horas, onde Manfredini debaterá com a UBM-PR a década de 60, uma das mais importantes do século XX, com ênfase na resistência da juventude brasileira ao regime militar. Exemplares do livro estarão à disposição dos participantes, para compra.


 


Em “As moças de Minas”, Manfredini narra a dramática história de cinco jovens estudantes presas, em Belo Horizonte, em 1969, por suas atividades de resistência à ditadura – que incluíram sua transformação em operárias e camponesas para despertar as lutas sociais – e os terríveis sofrimentos pelos quais passaram. Uma destas jovens foi, em 1968, a primeira presidente da UBM,  data em que a entidade foi fundada.


 


Além desta obra, o escritor lançará ainda, no segundo semestre deste ano, o romance Memória de Neblina. Com as duas publicações, o autor paranaense combina jornalismo e ficção para mergulhar na efervescente década de 60.


 


Obra inestimável – Quem assina a orelha de As moças de Minas é o jornalista escritor, ex-deputado estadual pelo PT da Bahia, Emiliano José, autor, entre outros, do clássico Lamarca, o capitão da guerrilha. O jornalista garante: “O romance-reportagem de Luiz Manfredini, que a gente lê de um só fôlego pela força da história e pelo talento do autor, é uma dessas contribuições inestimáveis à compreensão do que a ditadura era capaz de fazer com seus adversários”.


 


Segundo Emiliano, “Manfredini escreve com a força do romancista, sem deixar de ser jornalista. Constrói com delicadeza os seus personagens reais, em meio ao terror, ao sangue, à violência desmedida e ao mesmo tempo metódica. Jornalistas como Manfredini não fingem qualquer imparcialidade. Têm lado”. E acrescenta: “Ter lado, no entanto, não o livra da apuração rigorosa, ao contrário. Ele deve procurar a verdade em meio àquele cipoal de fatos aparentemente desconexos. E ele o faz de modo primoroso”.


 


O livro também entusiasmou a jovem deputada federal gaúcha Manuela d' Ávila (PCdoB),  a mulher mais votada no Brasil para a Câmara Federal em 2006. Ela nasceu mais de 20 anos depois dos acontecimentos narrados em As moças de Minas. “Muitos da minha geração ainda desconhecem o quanto foi preciso lutar – e sofrer – para que o Brasil conquistasse os espaços democráticos que usufrui hoje”, garante Manuela. Para a jovem parlamentar, em sua obra “Luiz Manfredini abre as portas de uma memória dolorosa, mas necessária, para que esse período dramático da nossa história jamais seja esquecido pelos que o vivenciaram e não deixe de ser conhecido pelos mais jovens”.


 


 
Serviço:


Lançamento do livro “As Moças de Minas” – Uma história dos anos 60, de Luiz Manfredini.
Dia 13 de Junho de 2008
Horário: 17hs
Local: Sindicato dos Engenheiros do Paraná Rua: Marechal Deodoro, 630 – 21º andar (Shopping Itália).
Esculturas e gravuras da artista plástica Graciela Scandurra estarão em exposição.


 
Mais Informações:


A União Brasileira de Mulheres Seção – Paraná (UBM-PR), com Elza Campos: 9901-8699.
Luiz Manfredini: 41 9965 0704.
Jornalista: Andréa Rosendo