Mais um vídeo sobre Aécio Neves e a censura da mídia mineira

Novo documentário que trata da suposta censura do governo estadual à imprensa mineira já foi visto por mais de 40 mil pessoas no youtube. O vídeo foi produzido por um mineiro radicado em Londres para a Current TV, ligada ao ambientalista e prêmio

A suposta censura da mídia mineira praticada pelo governo de Aécio Neves virou tema de mais um documentário, desta vez internacional. Veiculado no youtube, “Gagged in Brazil” – na tradução algo como “Amordaçado no Brasil”–, tem pouco mais de oito minutos, mas diz muita coisa sobre como a imprensa por aqui age diante de notícias negativas a respeito do governo estadual: mente e omite.


 


O filme foi realizado por Daniel Florêncio, cineasta mineiro radicado em Londres, para a Current TV, emissora ligada ao ex-vice-presidente norte americano e ambientalista, Al Gore. O vídeo estreou dia 27 de maio na Inglaterra e já vinha sendo veiculado nos EUA desde o dia 20. O youtube, até o momento, contabiliza mais 40 mil visualizações.


 


O documentário parte da repercussão distorcida na mídia mineira de uma matéria sobre Aécio Neves publicada no jornal francês Lê Monde. A reportagem citava a sua popularidade e algumas ações do seu governo, mas também muitas críticas e contraditórios. Tudo foi literalmente omitido.


 


Inclusive a citação sobre outro filme polêmico, “Liberdade, essa palavra”, não foi sequer mencionada. O vídeo-documentário trata de uma suposta restrição à liberdade de imprensa pelo governo Aécio Neves nos anos de 2003 e 2004. Foi feito como trabalho de conclusão do curso de jornalismo da UFMG por Marcelo Baêta e apresentado em banca em junho de 2006. Já foi visto mais de 100 mil vezes no YouTube e no Google Vídeo.


 


 


Clique aqui e assista “Gagged in Brazil”


 


Cique aqui e assista Liberdade, essa palavra