Dino promete mudanças para vencer forças do atraso em São Luis
As convenções do PCdoB e do PT homologaram no último sábado, 28, o nome do deputado federal comunista Flávio Dino como candidato a prefeito de São Luís, tendo como companheiro de chapa o sindicalista petista Rodrigo Comerciário. Cercado de bandeiras verme
Publicado 30/06/2008 15:34
Os petistas realizaram sua convenção no Centro de Ensino Médio Governador Edison Lobão (Cegel) e de lá seguiram em passeata, gritando palavras de ordem, até o Costa Rodrigues, onde foi realizada uma grande festa popular. Visivelmente emocionado, diante dos gritos de militantes petistas e do PCdoB, Flávio Dino anunciou que vai trabalhar dia e noite para ganhar a eleição do próximo dia 5 de outubro. “E depois da vitória, vamos trabalhar dia e noite para mudar São Luís”, prometeu o deputado federal.
Ele conclamou a militância dos dois partidos para a tarefa de cair em campo, colocando desde já a campanha nas ruas. “Há candidatos de todos os tipos, para as próximas eleições. Mas esta não é uma campanha qualquer. É a campanha dos que anseiam por justiça e daqueles que querem mudanças”, ressaltou Flávio Dino.
De forma indireta, ele fez críticas aos seus principais concorrentes. “Há quem deseje ganhar a prefeitura da capital para recompor seu patrimônio pessoal, para fazer riqueza. E há quem queira ganhar a eleição para prefeito para continuar administrando a cidade de modo a manter seus próprios interesses”, declarou Flávio Dino, criticando o ex-governador João Castelo (PSDB) e o candidato oficial do prefeito Tadeu Palácio, o ex-secretário municipal de governo, Clodomir Paz (PDT).
O candidato a vice-prefeito, Rodrigo Comerciário, lamentou que o PSB, partido do campo democrático e popular, tenha desistido da aliança com Flávio Dino para, na última hora, aderir à candidatura do ex-governador João Castelo. “O PSB, da forma mais lastimável, negando toda a sua história de luta, resolveu se aliar ao maior representante da extrema direita no Maranhão”, declarou Rodrigo Comerciário.
São Luís quer muito mais
Com o lema “São Luís quer muito mais”, a campanha do PCdoB e do PT foi deflagrada ontem, com a estratégia de mobilizar da forma mais ampla possível os movimentos sociais, organizações sindicais, entidades ligadas a intelectuais, a artistas e a tendências religiosas, entre outros segmentos. A deputada estadual Helena Heluy enfatizou, em seu discurso, que a união do PT e do PCdoB em torno de Flávio Dino representa “uma grande aliança estratégica, para além das próximas eleições”.
Da mesma forma que a deputada Helena Heluy, o ex-presidente estadual do PT-MA, Washington Luís Oliveira, falando em nome da direção nacional do Partido dos Trabalhadores, disse que a candidatura de Flávio Dino, além de ser da classe trabalhadora e dos movimentos sociais, “é a candidatura do companheiro Luiz Inácio Lula da Silva no Maranhão”.
José Reinaldo Carvalho, secretário de Relações Internacionais, representando a direção nacional do PCdoB, participou da convenção, no Ginásio Costa Rodrigues, dizendo que Flávio Dino inicia uma caminhada repleta de simbolismo, por ser “a campanha em prol das mudanças, em respeito à luta do povo, em respeito à luta da classe trabalhadora e em respeito à luta pelos direitos humanos”.
Para ele, nestas eleições, “o Brasil precisa da vitória da esquerda para impulsionar as mudanças, uma esquerda organizada, ampla, conseqüente, inteligente e capaz de governar”. O país, acima de tudo, precisa, segundo ele, “da unidade das forças progressistas e a aliança entre o PCdoB e o PT no Maranhão representa isso”. A candidatura de Flávio Dino, completou, “é o veículo para isso”.
Ao discursar no encerramento da convenção, no começo da tarde, Flávio Dino lembrou que o PT e o PCdoB, juntos, construíram o melhor governo da história do Brasil – o governo Lula –, e agora, juntos, vão construir o melhor governo para a cidade de São Luís. “Temos a melhor proposta; temos a melhor história, temos o melhor passado, para com base em tudo isso podermos construir o melhor futuro”, ressaltou Flávio Dino, sob aplausos dos convencionais.