PCdoB/Natal: Protagonismo Político e Ousadia para Humanizar Natal

As eleições municipais de 2008 têm caráter estratégico, pois seu resultado determina a correlação de forças para o processo sucessório do atual governo, em 2010. Com essa compreensão, o PCdoB fez grande esforço para elevar o protagonismo político, adotand

No Rio Grande do Norte, a orientação resultou na construção de um projeto ousado, criando as condições para disputar a prefeitura de cidades importantes como Caicó, Apodi e Patu. Compor a chapa majoritária, na posição de vice-prefeito nas cidades de Touros e Parnamirim. Além do lançamento de 300 candidatos a vereador,.



Na capital, o esforço de construir nominata própria mobilizou dirigentes e militantes, possibilitando a construção de 22 precandidaturas a vereador, além da possibilidade de discutir participação na chapa majoritária.



Desde o final do ano de 2007, o quadro político na capital passa por alterações substanciais, sendo caracterizado pela dispersão dos partidos da base aliada dos governos municipal e estadual. Fato que reflete a dinâmica e importância da capital do Estado para o pleito de 2010.



No mês de março, os partidos PT, PSB e PMDB, orientados por diretrizes de suas maiores lideranças, construíram uma nova possibilidade eleitoral com o lançamento da Candidatura de Fátima Bezerra, buscando unificar toda a base de apoio do governo Federal.



O PCdoB considera a aglutinação dos partidos da base de apoio dos governos Lula Vilma e Carlos Eduardo um fato de grande relevância política e integra esta coligação desde o primeiro momento.



Entretanto, critica a forma de construção deste processo de alianças por entender que os partidos políticos não tiveram protagonismo político condizente com o estágio atual da nossa democracia.



Concluída a formação da chapa majoritária, o PCdoB empenhou-se em viabilizar o projeto proporcional, objetivando seu tetorno poder legislativo municipal. Neste sentido, envidou esforços em construir uma coligação com partidos assemelhados, uma vez que sua nominata se apresentava insuficiente para alcançar o quociente eleitoral.



Após conversações políticas com PDT, PHS, PRB, PTN, e PSC pautadas na possibilidade de uma coligação ampla, capaz de eleger de 4 a 5 vereadores. O PCdoB concretizou suas articulações políticas com o PRB e PTN, o que poderá permitir a indicação de 10 candidaturas, das quais duas são femininas.



Definidas as coligações, a militância está sendo chamada a potencializar e fortalecer a perspectiva de eleger vereadores, além de projetar e consolidar lideranças. Exigências à altura de um projeto partidário mais amplo e de maior visibilidade. Para tanto, posicionamos estrategicamente cada candidatura, de forma reforçar o objetivo principal eleitoral – o retorno do PCdoB à Câmara Municipal.



Natal, 29 de junho de 2008.


 


Conferência Municipal