Aliança Teresina quer Muito Mais apresenta propostas de governo

Saúde e geração de emprego e renda são as prioridades do plano de governo do PT para Teresina. O resumo das propostas foi apresento hoje para a imprensa e partidos da coligação “Teresina quer muito Mais”, no auditório da sede do PMDB, na capital.

Nazareno Fonteles disse que o plano final será apresentado no mês de agosto e  a prévia mostrada, neste sábado, é resultante dos fóruns realizados pelos demais partidos da coligação, sendo então construído pelo PT, PMDB, PRB, PMN, PSB, PDT e PCdoB.



No total, a proposta abarca 13 compromissos para Teresina. Em relação à educação o candidato falou que é sua idéia implantar a Escola Aberta de Tempo Integral, que ele considera  uma proposta inovadora. “Nos finais de semana, queremos que todas as quadras sejam cobertas para funcionarem como espaço de esporte, de lazer e de cultura. As principais escolas, que tiverem cozinha disponíveis,  vão ter o chamado almoço comunitários, como se fosse o restaurante popular nos finais de semana. Isso para integrar as famílias, reduzindo os riscos de violência”.



Na saúde,  Nazareno disse que quer garantir que as quatro regiões de Teresina tenham estruturados hospitais para atender a  população nas suas necessidades básicas, desafogando o serviço de urgência/emergência do HUT. “Além disso, queremos estruturar melhor o programa saúde da família”.



“Já na área de Assistência Social, Teresina tem carência das Casas das Famílias, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que são apenas sete e cobrem 35 mil famílias e temos 180 mil famílias, mas claro que têm que cobrir as mais vulneráveis, então queremos pelo menos dobrar o número de assistidos”, ressaltou.



Em relação à área de transporte, Fonteles disse que as propostas principais incluem várias ações, mas que requerem planejamento e estudos técnicos, sendo que parte destes já estaria feita.  “Nessa área vamos implantar o bilhete integração, que é uma reclamação antiga da população, além de licitação das linhas de ônibus – só não faremos se a justiça nos impedir. Também queremos estudar a implantação de linhas regionais, que circulem apenas dentro de uma ou duas regiões sem concorrer com as linhas tradicionais, facilitando as pessoas se deslocarem para pontos turísticos, para visitar parentes, ir às escolas ou hospitais”, exemplifica.



Ele acrescentou que dentro de suas propostas para o transporte está ainda a implantação de viadutos em vias como a Frei Serafim, Pires de Castro, Miguel Rosa e no balão da Redenção e a integração do metrô ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). “É o bonde moderno, ligando a região sul até o centro da cidade. Foi uma proposta de técnicos, mas é preciso ainda um estudo de viabilidade, pois são veículos caros para implantar e como integrar metrô/VLT/ônibus”.



Fonteles falou ainda de outra área prioritária que é a de segurança. Segundo ele a criação da guarda municipal do conselho municipal de segurança são as principais ações, além de um núcleo de estudo de segurança social para fazer interface entre assistência social, educação, saúde, geração de emprego e renda.



Por fim ele falou das propostas para a geração de emprego e renda. “São várias propostas, dentre elas o programa primeira chance voltado para os jovens, temos a proposta do empreendedor digital, capacitação de agricultores familiares para a produção de alimentos no entrono de Teresina”.



Com Acesse Piauí