Piauí poderá sediar Seminário Mundial de Desertificação

O ministro Carlos Minc do Meio Ambiente recebeu o governador Wellington Dias e o secretário de Meio Ambiente Dalton Macambira, ontem, em Brasília, e afirmou que vai se engajar na retomada de vários projetos de interesse do Piauí, como os que envolvem o Pa

Ainda no encontro, Wellington Dias convidou o ministro Minc para participar, juntamente com os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Resende, do aniversário de 10 anos do Museu do Homem Americano. O secretário estadual do Meio Ambiente, Dalton Macambira, e o superintendente da SURPI, Roberto John estiveram presentes.



Na parte da manhã, o governador Wellington Dias foi recebido pelo presidente da CPRM, Agamenon Dantas, em Brasília, para tratar do mapeamento de minerais do Piauí, uma vez que o Estado oferece uma rica variedade de minérios destacando o mármore, níquel, fósforo, calcário para cimento e para o uso na agricultura; ametista e a pedra morisca, que podem se transformar numa oportunidade de negócios para a indústria mineral.


 
Na reunião, o governador solicitou a ampliação da área de ação dos aviões que monitoram a região, a fim de que possam identificar a presença de mais minerais no subsolo piauiense. Ainda foi discutida no encontro um estudo em áreas do noroeste do Piauí para a prospecção de petróleo e gás. O mapa geológico piauiense foi lançado em 2006 pelo Governo do Estado, e na época, foi saudado como uma conquista de toda a sociedade, sobretudo os estudiosos e pesquisadores do setor.



Ainda nesta quarta, o governador participou de reunião no Ministério da Ciência e Tecnologia. Lá, a pauta girou em torno da criação da Faculdade de Arqueologia e Paleontologia em São Raimundo Nonato. O ministro Sérgio Resende anunciou a liberação de recursos para a implantação de um centro excelência na área de biotecnologia, a fim de favorecer a uma faixa da população que mora nas áreas rurais do estado.