DOCTV anuncia vencedores durante Festival de Gramado

Nesta sexta-feira, 15, serão apresentados ao público os vencedores do concurso DOCTV IV, Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro. O anúncio será feito pela secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, a Associação Br

Os dois vencedores sergipanos também serão divulgados no evento. Para o diretor de Marketing da Fundação Aperipê, Werden Tavares, o DOCTV tem um papel importante na indústria brasileira do audiovisual. “Este programa promove produções com qualidade de cinema a serem exibidas nas TV's públicas de todo o país. Ele também descobre talentos e movimenta o mercado audiovisual do Brasil”, declara Werden. O diretor acredita, também, que o programa movimentará a economia de Sergipe. “O DOCTV contemplará dois vencedores sergipanos. A expectativa é movimentar a economia e mobilizar centenas de pessoas em torno desses projetos, fortalecendo, assim, o cenário do audiovisual no Estado”, afirma.


 


Em Sergipe, o programa é realizado pelo Governo do Estado e pela Aperipê TV, co-realizado pela Prefeitura de Aracaju e pelo Banco do Nordeste, com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas/SE. No total, serão R$ 220 mil de investimento no mercado audiovisual sergipano. Além do incentivo à produção, o programa possibilitará a difusão da cultura sergipana com a exibição dos documentários nos canais da rede pública de televisão.


 


O anúncio será feito às 11h30min, na Sala de Coletivas de Imprensa do 16º Gramado Cine e Vídeo – Centro de Eventos da UFRGS. Estarão presentes na ocasião o secretário do Audiovisual, Silvio Da-Rin, o presidente da ABEPEC, Antônio Achilis; o diretor da Fundação Padre Anchieta – TV Cultura, Carlos Wagner La – Bella; o diretor de Programação da Empresa Brasil de Comunicação – TV Brasil, Leopoldo Nunes; a presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – ABD Nacional, Solange Lima; o coordenador-executivo do Programa DOCTV, Max Eluard; o representante do pólo estadual do Rio Grande do Sul do DOCTV IV e o presidente da TVE-RS, Airton Nedel; e o presidente da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos – APTC, Guilherme Castro.