Apuração dos votos demorará 5 horas

A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que a apuração dos votos nas eleições termine até as 22 horas do dia da eleição, 5 de outubro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trabalha com a expectativa de que os prefeitos e vereadores eleitos sejam conhecidos no mesmo dia da eleição, 5 de outubro. A previsão é que a apuração seja concluída até as 22 horas, ou seja, cinco horas após o encerramento da votação. O sistema de votação, totalmente informatizado, é considerado um dos mais modernos do mundo.


 


Segundo o TSE, na eleição municipal os votos são apurados pelas juntas eleitorais, que transmitem os dados das seções apuradas para totalização em local estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral. Neste ano serão eleitos 5.563 prefeitos e 52.137 vereadores. Há possibilidade de segundo turno em 77 cidades com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum candidato consiga a maioria absoluta. O segundo turno está previsto para o dia 26 de outubro.


 


A previsão do TSE é que cada eleitor demore, em média, 40 segundos para votar. Primeiro o eleitor deverá digitar os cinco números de seu candidato a vereador. Após confirmar a escolha, o eleitor deve digitar os dois números que representam seu candidato a prefeito e confirmar. Nestas eleições serão utilizadas aproximadamente 460 mil urnas eletrônicas.


 


[+] NÚMEROS


 


40 segundos
é o tempo médio de cada eleitor para votar


 


5.563
prefeitos serão eleitos


 


52.137
vereadores serão eleitos


 


77
cidades, por possuírem mais de 200 mil eleitores, podem ter segundo turno