Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece em Sergipe

Mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Chamar a atenção para a importância do evento na vida de cada um e para o desenvol

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), instituição vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Tabuleiros Costeiros (Embrapa/CPATC) estão à frente da operacionalização local do evento, que acontece de 20 a 26 de outubro em todo o país, sob a coordenação nacional do Ministério da Ciência e Tecnologia.


 


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada desde 2004 e tem alcançado grandes resultados, com participações crescentes a cada ano. Em 2007, foram realizadas quase 10 mil atividades em cerca de 400 cidades e com a participação de aproximadamente 1,4 mil instituições de ensino e pesquisa e entidades diversas.


 


Este ano, com o tema 'Evolução e Diversidade', o evento busca ser um convite permanente para a curiosidade e a participação de crianças, jovens e adultos, que terão a oportunidade de observar, experimentar, questionar, trocar idéias, aprender e se divertir. Durante uma semana serão promovidos, divulgados e debatidos temas e assuntos de ciência e tecnologia, por meio das atividades mais diversas.


 


A escolha do tema foi estratégica: a teoria da evolução pela seleção natural está completando 150 anos em 2008. Para o coordenador nacional da SNCT, Ildeu de Castro Moreira, os trabalhos pioneiros de Charles Darwin e Alfred Wallace, que dependeram também de suas incursões pela natureza tropical, em particular no Brasil, foram decisivos para mudar a visão que o homem tinha do mundo.


 


“A evolução da vida está escorada e é fonte da diversidade biológica. Por outro lado, a sociedade humana tem ampla gama de diversidades étnicas, culturais e sociais. A diversidade é também uma característica forte de nosso País e uma de suas maiores riquezas. Ela está na natureza brasileira. Está na cultura brasileira. Está nas línguas brasileiras. Está nas visões diversificadas da sociedade brasileira. Está na cara dos brasileiros”, destaca Ildeu. Desta forma, as ações da SNCT vão ultrapassar os muros de instituições de pesquisa, universidades e escolas e se espalhar por locais públicos, em tendas e estandes da ciência.


 


Sergipe


 


O diretor-presidente da Fapitec, José Ricardo de Santana, explica que em Sergipe, o lema é 'interiorização'. “Durante toda a semana do evento, em parceria com diversas instituições, serão realizadas em vários municípios sergipanos, atividades que visam à popularização da ciência. No dia 23 de outubro, o ponto máximo da programação será o 'Dia da Ciência na Serra', realizado nos campus da UFS e da Unit em Itabaiana com exposições, apresentações culturais, palestras e curiosas demonstrações do estudo e uso da ciência e tecnologia no nosso cotidiano”, conta.


 


A programação completa do evento em Sergipe está disponível no site. Mais informações pelo telefone (79) 3259-0363 ou através do e-mail.


 


Concurso de Redação


 


Debater e popularizar a ciência entre os estudantes e despertar a consciência sócio-educativa, científica e ambiental nos educadores do ensino médio. Este é o objetivo do Concurso de Redação do Programa Embrapa & Escola que está sendo promovido pela Embrapa e Fapitec como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Podem participar do concurso alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas de Sergipe. O regulamento e demais informações sobre o concurso estão no site.


 


As redações deverão abordar o tema 'Ciência, Tecnologia e Inovação: solucionando os problemas do dia-a-dia' e deverão ter entre 20 e 30 linhas. As inscrições, que iniciaram no dia 24 de setembro, seguem até o dia 13 de outubro e cada estudante poderá inscrever apenas um trabalho. O resultado do concurso será anunciado no dia 21 de outubro. Já na manhã do dia 24 de outubro, os autores das melhores redações serão premiados em solenidade a ser realizada na sede da Embrapa/CPATC.


 


Os autores das dez melhores redações receberão medalhas de honra ao mérito e os seus textos serão publicados no portal eletrônico da Embrapa e em CD Rom. Além disso, o primeiro lugar do concurso receberá um kit de publicações, terá o direito de realizar um estágio remunerado de seis meses na Embrapa e sua escola receberá um kit do programa mini-biblioteca.