Esquerda organiza gigantesca manifestação contra Berlusconi

Uma gigantesca manifestação convocada pela esquerda italiana protestou em Roma contra o primeiro-ministro, Silvio Berlusconi. Cerca de 300 mil pessoas desfilaram pelo centro de Roma.

A manifestação foi convocado pelos Partido da Refundação Comunista (PRC), Partido Comunista Italiano (PCI), Democratas de Esquerda (DS) e Federação dos Verdes para protestar contras as medidas antipopulares de Berlusconi.


 


A manifestação lembrou a reforma da escola pública, um dia depois que milhares de estudantes saíram às ruas de Roma para protestar pelo mesmo motivo.


 


A reforma prevê, entre outras coisas, que a nota de comportamento conte na aprovação e a supressão de 100 mil empregos.


 


O partido Itália dos Valores (IDV) também organizou um comício para recolher assinaturas com o objetivo de realizar um plebiscito que invalide a lei que garante imunidade a Berlusconi.


 


O ex-juiz Antonio Di Pietro convocou milhares de pessoas na Praça Navona de Roma, onde instalou dezenas de toldos para recolher assinaturas para pedir um plebiscito.


 


A lei foi aprovada em 22 de julho e serve para salvar Berlusconi de seus problemas com a Justiça.


 


Segundo Di Pietro, que luta para que a norma seja abolida, “os cidadãos têm direito de saber se o chefe de governo é ou não um criminoso, já que saber disso” após o fim de seu mandato “não serve para nada”.