Apesar da crise financeira mundial, recursos da Transnordestina estão garantidos

O superintendente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), José Sydrião Alencar, também revela que os R$ 4,5 bilhões necessários para a construção da ferrovia Transnordestina estão garantidos. ''Vai ter recursos do FDNE (Fundo de D

Hoje, somente o trecho de 96 quilômetros entre os municípios de Salgueiro, em Pernambuco, e Missão Velha, no Ceará, está em obras e deverá estar pronto no próximo ano. Ao todo serão construídos 1,7 mil quilômetros de ferrovia ligando o interior do Nordeste aos portos de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará. A previsão de término da Transnordestina é em 2012 ou 2013, como afirma Alencar.


 


''Os problemas financeiros foram resolvidos e várias licenças ambientais saíram este ano e em 2009 serão iniciados outros trechos. A Transnordestina tem uma estrada principal, mas talvez seja necessário, só no Ceará, estrada para outros pontos como Itataia, para escoar o minério de ferro, por exemplo. Mas nesses casos, essas estradas secundárias serão construídas com investimentos privados'', conclui o superintendente do Etene.