Piauí terá portal de transparência
O Governo do Estado vai disponibilizar, através de portal na internet, consulta dos interessados nos negócios do Governo por meio da Controladoria Geral do Estado. A exemplo de outros estados, o Piauí busca a transparência da máquina administrativa facili
Publicado 03/11/2008 13:35 | Editado 04/03/2020 17:02
O diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da ATI, Francisco José da Rocha Neto, informa que essa determinação é uma preocupação do próprio Governo seguindo o que já é feito em demais estados. O serviço vai ficar disponível ao contribuinte ainda em 2009, operando através da Controladoria Geral do Estado.
Somente oito das 27 unidades federativas do Brasil têm portais que permitem ao cidadão fazer buscas personalizadas das receitas e dos gastos estaduais. As demais apenas apresentam os relatórios bimestrais que são obrigados a disponibilizar pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), sendo que dois estados nem isso divulgam.
Amapá, Amazonas, Bahia, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo são os estados que possuem portais. Em alguns deles é possível saber o quanto cada órgão da administração gastou e para quem pagou, seja pessoa física ou jurídica. Em outros é possível saber também os funcionários estaduais que receberam diárias e passagens e quando os pagamentos foram feitos, assim como no Portal da Transparência do Governo Federal.