RN discute Modelos de Gestão dos Territórios no III Fórum Internacional em Fortaleza

O Secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Canindé de França, participa do III Fórum Internacional – Modelos e Instrumentos para Gestão Social dos Territórios, em Fortaleza, de 5 a 7 de novembro. O evento acontece no Centro d

O objetivo do evento, que será promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), é colher subsídios político-institucionais e técnicos para aperfeiçoamento dos modelos e instrumentos para gestão social dos territórios brasileiros, envolvendo entidades públicas e atores sociais.



‘Espaço importante de discussão dos desafios para a concepção e operacionalização de modelos de gestão social dos territórios, a partir das experiências vivenciadas por outros países que adotaram esses modelos como instrumento de fortalecimento democrático dos territórios, e experiências vivenciadas no Brasil, incluindo o processo de participação e representação política dos diferentes atores sociais’, explica o secretário Canindé de França.



A programação do Fórum integra palestras, painéis, debates, mesas redondas, e pretende apresentar quais as lições para o Brasil, a partir do entendimento do que é gestão social e território.



Territorialidade


Um número cada vez maior de entidades dos países latino americanos, em especial o Brasil, incorpora concepções de territorialidade nas suas ações de desenvolvimento rural. Segundo o IICA, essa concepção é entendida como um mecanismo de articulação entre as organizações da sociedade civil, os movimentos sociais e o poder público na promoção do desenvolvimento.



De Natal, Jana Sá.