Sem categoria

Obama está em filme, retrato de areia e até linha de terno

A vitória do democrata Barack Obama à Casa Branca rende frutos para além da política. O ator Edward Norton, por exemplo, está produzindo um documentário sobre a eleição do primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

A rede de TV a cabo HBO — que tentava adquirir os direitos de exibição do projeto há vários meses — planeja levá-lo ao ar no ano que vem. Segundo a revista Variety, “a produção teve um acesso privilegiado a Obama e à sua família, seus amigos, sua equipe de campanha e seus voluntários”.


 


Duas vezes indicado para o Oscar, Norton — que estrelou filmes como Clube da Luta e O Incrível Hulk — entrou em contato com Obama há dois anos para obter sua cooperação. A produtora de Norton, a Class 5 Films, travou negociação com a campanha de Obama já no começo de 2006, quando o político americano ainda era um senador de Illinois.


 


As diretoras Amy Rice e Alicia Sams puderam filmar Obama durante bastante tempo, até que sua campanha presidencial fosse lançada, em 2007. Elas continuaram a filmar até a vitória do candidato, nesta semana. A gravação vai continuar até o dia 20 de janeiro, dia da posse oficial. A estréia do documentário, intitulado Barack Obama, está marcada para 2009.


 


“A candidatura do senador Obama à Casa Branca é histórica e deu ao nosso filme a deixa perfeita para explorar o pulso do país neste momento vital da nossa história”, disse Norton, que produziu o projeto em pareceria com Stuart Blumberg e Bill Migliore. “Surgiu uma nova geração de dirigentes, enquanto velhos preconceitos foram eliminados.”


 


Na areia


 


A ascensão do líder americano rendeu também uma inusitada homenagem. O artista cubano Jorge Rodriguez-Gerada usou 500 toneladas de areia, brita e terra colorida para fazer um retrato do tamanho de um campo de futebol de Obama na costa de Barcelona. Para o artista — que espera que o trabalho possa ser visto por meio do Google Earth —, a eleição de Obama é um sinal de esperança de que o mundo se unirá mais para resolver problemas que afetam o planeta.


 


“Quando o mundo começa a procurar heróis, é porque está em apuros”, disse o artista, que quis retratar o impacto das eleições americanas no mundo. Mas o trabalho de areia não será um tributo permanente. Segundo Rodriguez-Gerada, as duras condições climáticas da costa de Barcelona poderão destruir o retrato em semanas.


 


Já um estilista bósnio apresentou uma nova linha de ternos para homens com a marca “Obama”, inspirado na vitória do democrata nas eleições de terça-feira. “Lançamos a nova linha de ternos masculinos do Obama como parte da coleção de outono 2008”, disse Ahmet Curic, diretor-executivo de desenvolvimento da marca Borac, com sede na cidade de Travink, região central da Bósnia.


 


Curic disse que, apesar de seus criadores não saberem quem venceria as eleições norte-americanas quando lançaram a linha, eles continuaram gostando do nome. “O nome Obama soa bem, as pessoas gostam”, disse Curic à Reuters por telefone.


 


Borac é a marca de vestuário mais antiga da Bósnia e trabalha com marcas européias como Hugo Boss, Karl Gross e Pierre Cardin. Mas contou que a linha de ternos Obama está vendendo bem em outros países, Croácia e Eslovênia. Barack Obama faz história — e faz dinheiro.