Coletivo de Mulheres comemora 20 anos de luta
Um seminário marcou a comemoração dos 20 anos do Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais.O evento aconteceu nesse final de semana no Centro de Educação Popular – CEP do Parque Piauí¬, com a participação de representantes de cerca de vinte municípios pia
Publicado 10/11/2008 12:21 | Editado 04/03/2020 17:02
Apresentações artísticas e homenagens marcaram a programação do evento na noite de sábado.Entre os homenageados, a deputada Flora Izabel (PT) que ao agradecer a homenagem lembrou que há 14 anos acompanha e apóia o Movimento. A deputada parabenizou algumas militantes que mesmo com muita dificuldade conseguiram conquistas relevantes.As organizadoras do evento lembraram outros parlamentares que deveriam ser homenageados, mas não se fizeram presentes.
O Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Piauí¬ surgiu em 1988 por iniciativa da Comissão Pastoral da Terra, com o apoio da Cáritas e Movimento Sem Terra. Em 1992, o Movimento desligou-se da CPT e vem atuando na luta pela melhoria da vida das mulheres que se dedicam à agricultura no Piauí¬.
Maria Ducarmo, lavradora em Amarante, diz que ser militante do Movimento mudou sua vida.Aos 54 anos, cinco filhos e três netos, ela voltou a estudar e sonha fazer um curso superior.