Unegro/RN comemora Dia da Consciência Negra e retrata disputa pela memória histórica

Preservar a memória é uma das formas de construir a história. É pela disputa dessa memória, dessa história, que nos últimos 32 anos se comemora no dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra. Como parte das comemorações, a União dos Negros pel

‘É importante comemorar, não para contrapor uma data a outra, os heróis brancos aos heróis negros, mas porque é necessário tomarmos consciência da história que está nessas datas, que traz elementos da nossa identidade’, explica o Presidente Estadual da Unegro, Valdemir Sales. Para ele, assim seria possível contribuir para desmistificar toda a construção ideológica produzida sobre o povo negro.



O dia 20 de novembro é reconhecido como dia mais importante do calendário afro-brasileiro. Está inserido no calendário oficial nacional, e é considerado feriado em algumas cidades. A data simboliza a inclusão do líder quilombola, Zumbi dos Palmares, no rol dos heróis brasileiros. A histórica data da morte do Zumbi dos Palmares foi eleita pela militância negra pelo significativo exemplo da luta contra a exploração escravagista e em contraposição ao superado 13 de maio.



‘É preciso entender que a desigualdade no Brasil tem cor, nome e história. Esse não é um problema dos negros no Brasil, mas sim um problema do Brasil, que é de negros, brancos e outros mais’, segundo Sales.



HISTÓRICO DA UNEGRO



A União de Negros pela Igualdade – Unegro, foi fundada em 14 de julho de 1988, em Salvador, na Bahia, por um grupo de militantes do movimento negro para articular a luta contra o racismo, com a luta de classes e contra as desigualdades de gênero. Seu principal objetivo é transformar o Brasil numa nação socialista e multiracial. Hoje, está presente nos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.



No Rio Grande do Norte, a Unegro foi instituída em 22 de janeiro, e desde sua criação participa ativamente das principais atividades do movimento negro, contribuindo com a construção, mobilização, divulgação e execução de eventos e campanhas, como o Dia Nacional da Consciência Negra.



Com esta atuação, a União de Negros pela Igualdade se transformou num pólo efetivo de reflexões e organização dos negros brasileiros para a luta contra o racismo.



DADOS ESTATÍSTICOS



Segundo o IBGE, no Brasil os negros são correspondentes a menos de 10% da população. Os chamados ‘pardos’, no entanto, que são mestiços de negros com europeus ou índios, chegam a um número próximo da metade da população.



Entre a população negra jovem (especificamente no segmento de 15 a 17 anos), 36,3% cursaram ou cursam o ensino médio; entre os brancos, a parcela é de 60%. Entre aqueles que têm até 24 anos, 57,2% dos brancos haviam atingido o ensino superior, contra apenas 18,4% dos negros.



O rendimento médio da população branca no Brasil é de R$ 812,00; já a dos negros é de R$ 409,00. Entre a parcela de 1% dos mais ricos do país, 86% são brancos.


De Natal, Jana Sá.