Osmar Júnior defende votação da Reforma Tributária em 2008
Quando aprovada, a Reforma Tributária vai possibilitar vantagens para o Piauí, entre elas o aumento de quase 80 por cento na arrecadação do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadoria). A matéria está na pauta de votações da Câmara Federal ainda para est
Publicado 26/11/2008 16:38 | Editado 04/03/2020 17:02
“Eu acho que é necessário que se vote a Reforma Tributária, o governo está fazendo um esforço grande, eu acho que a Reforma tem algumas medidas que são importantes para o país e para nosso estado”, disse o parlamentar.
Osmar Júnior explica que a Reforma vai trazer benefícios para o País e para os municípios piauienses. Para o país o mais importante será, segundo o deputado, a simplificação do sistema tributário. “Isso ajuda a ele funcionar melhor, ajuda a combater a corrupção”.
A ajuda para os estados mais pobres como o Piauí, virá da mudança do local de cobrança do ICMS. Atualmente o imposto beneficia os estados mais industrializados do Sudeste do Brasil, porque grande parte deste imposto é destinado ao Estado produtor da mercadoria ou bem e apenas uma parte fica com o estado e município onde acontece o consumo.
“Temos um sistema tributário muito concentrador de renda no Sudeste brasileiro. As receitas convergem para o Sudeste, hoje se compra um produto industrializado, apesar do ICMS ser um imposto do consumo, somente uma parcela desse tributo fica no Estado e no município, a grande parte fica onde ele foi produzido”, comentou Osmar Júnior.
O ICMS é hoje é o principal tributo do Estado e um imposto importante para os municípios. “Por isso eu defendo e trabalho e estou na expectativa de que seja votada este ano ainda”, finalizou.
De Brasília,
Daiane Rufino