Novo livro de Fabrício Marques reúne o melhor de “Sebastião Nunes”, o mais marginal dos poetas

“De seu retiro em Sabará, sem participar de grupos e sem pretensões de
demolidor, ele o é de fato. Merece ser estudado. Que a crítica se
interesse por seu nome e o divulgue, pois Sebastião Nunes o merece”. As palavras escritas pelo historiador Francisco

“Venho tentando publicar um livro sobre a obra do Tião há quase dez anos”, conta Fabrício, que em 2004 defendeu doutorado sobre a obra do poeta na UFMG. Professor de comunicação social na Uni-BH e no Instituto Metodista Izabela Hendrix, Fabrício conta que a idéia, no entanto, só se concretizou no início deste ano. “Recebi um convite da professora Eneida Maria de Souza para publicar o livro na coleção ‘Inéditos & Dispersos’. Topei na hora”.

Tião, que em 2008 completou 70 anos de vida e 40 de produção de poemas e ficção experimental, é dono de uma obra que estabelece uma interessantíssima relação entre texto e imagem. Autor de livros como “Somos Todos Assassinos” e “História do Brasil”, ele retrata, como poucos na atualidade, a indiferente classe média brasileira e o cínico mundo da publicidade.

Cartas

No livro organizado por Fabrício, o leitor vai encontrar, além uma breve antologia da obra de Tião e textos críticos da recepção do autor, um esclarecedora entrevista feita com o poeta em 2004. “Ela me foi cedida pela professora Ilza Mathias de Souza e achei importante que entrasse no livro”, conta Fabrício.

Mas o ponto alto do livro talvez seja a correspondência recebida por Tião ao longo de sua carreira. Durante quatro décadas, o autor de “Decálogo da Classe Média” trocou cartas com nomes como Antonio Candido, Carlos Drummond de Andrade e Autran Dourado.

O editor de Sabará

No final dos anos 60, o país vivia o chamado anos de chumbo, com as editoras sendo duramente censuradas

Tião Nunes não teve dúvidas: organizou uma lista, de 300 escritores e críticos, e escreveu uma carta pedindo uma contribuição financeira para publicar seus livros

Carlos Drummond foi um destes escritores. O poeta acompanharia com interesse a obra de Tião

Lançamento de “Sebastião Nunes”, organização de Fabrício Marques,
com a presença de Sebastião Nunes
Quinta-feira (11), às 19 horas na Quixote Livraria e Café
(r. Fernandes Tourinho, 274, Savassi, Belo Horizonte)

Publicado por João Pombo Barile no jornal O TEMPO em 11/12/2008