Recorde de transplantes é geral: coração, rim, fígado e córneas

Pelo segundo ano consecutivo o Ceará bate o recorde de transplantes de órgãos. Este ano foi realizado o maior número de transplantes da história do Ceará. No total, 667 transplantes até quinta-feira, 11 de dezembro. Em 2007, o Estado comemorou a realizaçã

O recorde é geral. Foram 412 transplantes de córneas este ano e em 2007 o número ficou em 394. Um rim novo melhorou a saúde de 155 pessoas, mais do que no ano passado, quando 139 transplantes de rins foram realizados. Bate um coração saudável em 31 pacientes que saíram do risco de morte e da agonia da fila de espera. Enquanto no ano passado foram feitos 61 transplantes de fígado, em 2008 já são 69 transplantados.


 


O movimento a favor da vida, com atitudes de solidariedade, não pode parar. Há 909 pessoas na fila de espera pela doação. A maioria, 516, aguardam por córneas. Rim vem em segundo lugar, com 271 na espera, fígado em terceiro, com 121 pessoas. Há um paciente precisando de coração para continuar vivendo.


 


Para a coordenadora da Central de Transplantes, Eliana Barbosa, três ações, em especial, são responsáveis pelo aumento de doações e transplantes de órgãos. Primeiro a reestruturação da Central de Transplantes, que ao invés de dois médicos conta agora com sete médicos concursados. Em segundo lugar, as constantes capacitações de profissionais das comissões intra-hospitalares para ampliar e melhorar a abordagem das famílias doadores e capacitações de médicos para o diagnóstico da morte cerebral. Por último, destacando como fundamental, ela afirma que “as campanhas de comunicação e o apoio da mídia são a alma desses dois anos de recorde. As reportagens e notícias sobre doações refletem imediatamente no movimento das doações”.


 


Fonte: Secretaria de Saúde do Ceará