PCdoB amplia em 170% sua votação e elege nove vereadores no Pará

Em reunião do Comitê Estadual a direção do PCdoB do Pará realizou balanço eleitoral e aprovou diretrizes política para 2010.



De Belém,
Moisés Alves

1. Com o fim das eleições de 2008 um novo quadro político vai se conformando no estado do Pará. Fato significativo deste pleito foi à derrota do consórcio demo-tucano. O PSDB que governou o Pará por 12 anos, que em 2004 elegeu 47 prefeituras, hoje elege 13 prefeitos, 2 vereadores em Belém e sequer teve candidato a prefeitura da capital. O antigo PFL elege 6 prefeitos no estado e teve sua candidata derrotada em Belém, ficando na quarta posição.


 


2. O PMDB cresce, elegendo o maior número de prefeitos no estado, 38 prefeituras, posicionando-se como importante força política, principalmente com a vitória em Ananindeua e a chegada de Priante ao segundo turno em Belém. O PT cresceu o número de prefeitos e vereadores eleitos, em 2004 elegeu 18, hoje elege 27 prefeituras, manteve a prefeitura de Santarém, mas não conseguiu chegar ao segundo turno em Belém.


 


3. Forças políticas que se fortalecem são o PTB e o PR, os trabalhistas reelegem o prefeito da capital e o segundo cresce em centros importantes, como Marabá, Castanhal e Itaituba. O PPS colheu importantes vitórias em Marituba e Tucuruí. A estes partidos, porém falta identidade partidária e projeto global para o estado.


 


4. Nos partidos do Bloco de Esquerda, verifica-se um crescimento do PSB, que elege 5 prefeitos e do PDT com 9 prefeituras. O PCdoB ampliou sua votação de vereadores, elegendo 9 parlamentares e teve um desempenho fraco nas candidaturas a prefeitos.


 


5. O quadro que surge das eleições fortalece o bloco de forças que apóia o presidente Lula e a governadora Ana Júlia. Com consolidação do PMDB como partido fundamental para as eleições de 2010, o crescimento do PTB e do PR e um relativo crescimento do PT. Situação política que indica a necessidade de consolidação de frente ampla de forças democráticas em torno de um núcleo de esquerda fortalecido que apóia o governo Ana Júlia.


 


Balanço da atuação do PCdoB nas eleições


 


6. Depois da derrota eleitoral de seu projeto próprio em 2006 o PCdoB se reposiciona eleitoralmente com o resultado alcançado em 2008. A nova tática eleitoral, com uma participação ampliada nas eleições, demonstrou-se acertada. Quase triplicamos o número de votos e elegemos 9 vereadores.


 


7. O PCdoB ampliou o número de candidatos e de municípios (95 candidatos a vereadores em 48 municípios em 2004 – contra 268 candidatos a vereadores em 73 municípios em 2008). Crescemos o número de votos e elegemos mais vereadores em relação ao último pleito municipal (17.542 votos e 3 vereadores em 2004 – contra 47.219 votos e 9 vereadores em 2008).


 


8. Capítulo importante foi à batalha em Belém, onde lançamos uma chapa ampla, em coligação com o PMN e o PHS, apresentando 26 candidatos(as) a vereadores do PCdoB. Nossa coligação por pouco não alcançou o coeficiente eleitoral. O Partido fez uma grande campanha em Belém, ampliando suas relações e incorporando segmentos largos em nossa campanha. Deixamos de eleger vereador em Belém porque demoramos a definir nossa tática (fruto da situação de crise enfrentada pelo Partido), definimos tardiamente nossa chapa, pela ausência de puxador(a) de votos na chapa, por subestimação na coordenação política e nos aspectos legais da batalha eleitoral. Perdemos o registro de 5 candidatos(as) do Partido e mais 6 dos outros partidos, que fizeram falta na computação dos votos. Também participamos da chapa majoritária, projetando a liderança de nossa camarada Leila Marcia.


 


9. Fato negativo de nossa campanha foi a não reeleição do nosso vereador em Rio Maria, o camarada Vanderlei Milhomem terminou as eleições empatado em segundo lugar, deixando de se eleger por ser mais novo. Também devemos registrar a não eleição em Tomé Açu, onde nossa candidata a vereadora alcançou significativa votação 411 votos, não se elegendo por que sua candidatura não obteve registro por falta de quitação eleitoral.


 


10. Nossa participação nas eleições para prefeito foi marcada pela baixa votação de nossos candidatos em Dom Eliseu, São João de Pirabas e Bujaru e por uma votação média em Marapanim. Demonstrou a fragilidade de nossas candidaturas e o nosso isolamento, nas três primeiras cidades lançamos candidaturas sozinhos e em Marapanim tínhamos como único aliado o PPS. O PCdoB participou e contribuiu com a vitória de 31 prefeitos(as) em todo estado do Pará.


 


11. Nossa votação nos grandes municípios ainda é uma fragilidade de nosso Partido, destacando-se Parauapebas, Paragominas, Abaetetuba, Bragança, Castanhal e Marabá. Nestes precisamos ampliar nossas relações, abrindo as fileiras partidárias para novas lideranças e incorporando novos lutadores ao PCdoB, possibilitando assim maior crescimento do Partido nas batalhas eleitorais.


 


12. Dado relevante desta batalha eleitoral foi o PCdoB desenvolver uma campanha ampla, em maior número de municípios, crescendo sua votação e o número de eleitos, sem contrair dívidas para o Partido. O PCdoB sai desta batalha sem dívidas novas e em processo de pagamento das anteriores.


 


13. Algumas lições devemos tirar desta batalha eleitoral, para nos preparar melhor para os próximos enfrentamentos:


a. Demonstrou-se possível o PCdoB concorrer em chapas próprias e/ou amplas;


b. É preciso uma preparação antecipada do Partido para as próximas batalhas eleitorais, em especial 2010;


c. No caso das eleições para prefeito devemos levar em conta a necessidade de composição de alianças para dar sustentação a nossas candidaturas;


d. É necessário o PCdoB ter retaguarda jurídica e administrativa para enfrentar as eleições;


e. Devemos dominar e respeitar as regras do jogo eleitoral;


f. É preciso abrir mais o Partido para novos lutadores do povo e para lideranças democráticas que desejam concorrer por nossa legenda;


g. Devemos melhorar nossa capacidade de arrecadação financeira, seguindo a lição de fazer campanha sem endividamento;


h. Necessitamos aprimorar o funcionamento da direção partidária nas batalhas eleitorais;


i. Tivemos candidaturas com um perfil majoritário, de ação e discurso geral com dificuldades de construção de bases enraizadas, característica importante para o trabalho eleitoral, tanto de vereador como de deputado.


 


Preparar o PCdoB para um novo ciclo de acumulação de forças


 


14. Com o fim de 2008 um novo ciclo se inicia para o PCdoB no Pará, fruto do crescimento nas eleições municipais, do incremento em nosso trabalho nos movimentos sociais, em especial com a fundação de CTB e do processo de reestruturação do trabalho de direção do Partido. Devemos concentrar esforços na atividade partidária em 2009, preparando para a batalha de 2010.


 


15. É preciso planejar a atividade partidária para o próximo período, levando em consideração os avanços que colhemos em 2008, as lições das batalhas travadas. Devemos construir nosso planejamento em torno de um projeto político próprio do PCdoB no Pará, buscando firmar nosso lugar político no estado.


 


16. A experiência demonstrou a necessidade de concentrar em grandes objetivos, com tarefas e responsabilidades bem definidas. Devemos colocar a política no posto de comando de nosso planejamento, preparando as grandes batalhas políticas, em especial 2010. Não podemos subestimar a luta e a construção dos movimentos sociais, com especial atenção para os trabalhadores, a juventude e as mulheres. E precisamos dar atenção na estruturação e no fortalecimento do Partido. Para isso apresentamos os objetivos concentrados da ação partidária para o próximo período:


 


I – Preparar o Partido para a batalha de 2010 – Nas eleições gerais de 2010 o PCdoB deve ter participação destacada, buscando construir vitórias das forças políticas em torno dos governos Lula e Ana Julia. O PCdoB deve dar continuidade no seu relançamento nas batalhas eleitorais, construindo chapa própria ou ampla de deputados(as) estaduais, com política de concentração para deputado federal e buscando participar da chapa majoritária. Para isso é necessário um amplo processo de abertura do Partido para novas lideranças, incorporando novas forças ao projeto eleitoral do PCdoB. Devemos, também, manter nosso leque de alianças em torno do PT, do Bloco de Esquerda e do PMDB.


 


II – Reforçar nossa atuação nos movimentos sociais – Nossa presença nos movimentos sociais deve ser reforçada e ampliada. Devemos dar atenção especial para a realização do Fórum Social Mundial em janeiro e fevereiro de 2009 em Belém. Precisamos manter e ampliar o processo de construção da CTB, consolidando a central e ampliando os sindicatos filiados. Nossa atuação na juventude deve se intensificada, fortalecendo a UJS e dando atenção prioritária para os Congressos da UNE e da UBES. Precisamos dar atenção especial aos movimentos de mulheres, assim como reforçar a participação das mulheres no Partido.


 


III – Dar segmento a reestruturação do trabalho de direção do Partido – Necessitamos aprimorar e fortalecer o trabalho de direção partidária, consolidando o Comitê Estadual, aprimorando o funcionamento da Comissão Política Estadual e de suas comissões auxiliares. Devemos dar segmento a realização e funcionamento dos Fóruns Marco Regionais, como elemento fundamental de direção do Partido. É preciso também fortalecer e consolidar os Comitês Municipais, em especial da capital e dos municípios com mais de 100 mil habitantes.


 


IV – Atenção ao trabalho do PCdoB na área institucional – O Partido participa dos governos federal e estadual, ajudou a eleger 31 prefeituras e elegeu 9 vereadores. Precisamos dar atenção a este trabalho, constituindo fóruns de debates de nossa atuação em governos e parlamentos. Destacando-se também o fortalecimento do trabalho institucional da SEJUDH e do CPC Renato Chaves, da GRPU onde os comunistas em nível de Estado, estão à frente, assim como a nossa participação na Casa Civil. Necessitamos garantir a participação qualificada nos governos municipais que ajudamos a eleger. É necessário um trabalho integrado desta frente, sobre a direção política do Partido e contribuindo com nosso projeto político.


 


V – Realizar com ampla participação o processo do XI Congresso Nacional do PCdoB – 2009 é o ano de realização do XI Congresso Nacional do PCdoB e devemos preparar uma ampla participação do estado neste processo. Construir desde já a preparação do Congresso, objetivando dobrar o número de reunidos no processo do Congresso e realizar 100 Conferências Municipais.



 


Belém, 05 e 06 de dezembro de 2008.
Comitê Estadual do PCdoB Pará.