Em entrevista, Luizianne Lins avisa que partidos aliados terão menos espaço na gestão

Faltando poucos dias para assumir seu segundo mandato, a prefeita Luizianne Lins fez ontem, durante entrevista na TV Diário, uma avaliação sobre seu primeiro mandato como prefeita e falou das prioridades do próximo.Mesmo admitindo que precisa melhorar, a

´A nossa base de apoio é grande, mas nós vamos sentar e discutir a nova gestão. Eu respeito a posição dos partidos, mas não dá para contemplar a todos com cargos do primeiro escalão. Não vou lotear o Governo´, informou a prefeita, dizendo também que já irá começar a conversar com os dirigentes partidários este ano para começar a discutir a formação do Governo. Ela toma posse no dia 1º de janeiro para o segundo mandato que ficará encerrado em dezembro de 2012.


 


´Eu quero fazer esse debate (com os dirigentes partidários aliados) sem açodamento. Não há necessidade de apressar as coisas. No mês de janeiro é que devemos começar a anunciar quais mudanças acontecerão´, disse a prefeita, ponderando que serão poucas as modificações por entender que fez um bom trabalho na primeira gestão à frente da Prefeitura.


 


A expectativa dela é de que o próximo mandato seja ainda mais bem executado pelo amplo número de apoios que conseguiu agregar para a última campanha eleitoral. ´Na campanha de 2004, apenas um vereador aderiu a nossa candidatura que foi o Sérgio Novais (PSB), nem os do PT nos apoiaram. Desta vez 29 vereadores são dos partidos da nossa coligação. Eu credito isto a um trabalho bem feito, que conseguiu dialogar com diversos setores´, argumentou.


 


Ela fez questão de dizer que dividir poder é essencial. ´Não se dá poder a quem não sabe dividir o poder. Mas isso não se trata de matemática partidária para lotear os espaços da administração´, ponderou, explicando que cada partido terá o seu papel na administração, mas que isto não significa que seja, necessariamente, divisão de cargos na administração municipal. Ela quer as legendas participando da gestão no parlamento e nas outras esferas.


 


Realizações


 


Sobre a sua primeira administração, a prefeita destacou, por exemplo, a implementação do Orçamento Participativo, que possibilitou a inserção da sociedade na elaboração do Orçamento municipal. ´Agora não é só mais a parte central da cidade que tem direito a voz. Todos os segmentos podem dar sugestões e isso faz a diferença´. Outro ponto de destaque, avalia, é a política de habitação popular desenvolvida neste primeiro período da sua administração. ´Estamos diante do maior programa de habitação que Fortaleza já viu. Nunca foram construídas tantas casas para a população pobre´, disse.


 


Um dos grandes desafios que ela considera que tinha quando assumiu a Prefeitura era resgatar a auto-estima da cidade e ´isso foi feito através das reformas dos postos de saúdes, da distribuição de fardamento para os alunos da rede municipal e da implantação de merenda escolar de qualidade para as crianças´.


 


Na avaliação dela, o acesso da população aos serviços melhorou na sua gestão. ´Os postos de saúde, boa parte foi reformada. Nós quintuplicamos o número de remédios distribuídos e também a implementação dos postos em terceiro turno e alguns até mesmo nos finais de semana´, destacou.


 


Para a próxima administração, a prefeita assegurou que uma das prioridades será a fiscalização urbana que, na avaliação dela, é uma das áreas que deveriam ter sido priorizadas no primeiro mandato, mas que os concursos para a contratação de 630 guardas municipais acabou inviabilizando a seleção de fiscais, mas isso acontecerá o mais rápido possível, segundo ela assegurou.


 


Outra atitude imediata será a implantação da operação ´Fortaleza Bela Quero Te Ver´, que terá a missão de reestruturar e reformar os canteiros, jardins e praças públicas da cidade. ´Eu sou contra a ocupação desordenada da cidade seja pelo pobre ou pelo rico. O Poder Público municipal tem que botar as ordens para serem cumpridas´, disse.


 


Lealdade


 


Questionada sobre as relações que terá com o seu vice-prefeito, Tin Gomes (PHS), Luizianne disse estar precisando de um vice atuante. Para cuidar de uma área estratégica, para colaborar na estabilidade do governo ou até mesmo como missão institucional. Embora diga que até agora na relação entre Executivo e Legislativo, Tin tenha sido ´leal´, ela disse que ainda vai aguardar para ver como será o seu desempenho e a relação quando ele assumir o cargo. Durante o primeiro mandato, o atual vice, Carlos Veneranda, rompeu com a prefeita e a relação entre os dois ficou desgastada, principalmente depois que Veneranda saiu do PSB para o PDT, onde está atualmente. Os dois praticamente não se falam desde que ele resolveu mudar.


 


Réveillon


 


´Falta de visão política e egoísmo´. Assim a prefeita classificou a crítica que a oposição tem feito ao seu Governo todos os anos à festa de Réveillon patrocinada pela Prefeitura na Praia de Iracema e também nos bairros da cidade. Enfatizando que a festa é ´do povo´, a prefeita argumentou que o evento é também uma forma de contrapor ao turismo sexual e à exploração de menores. ´Não se combate turismo sexual só com repressão, mas também com ações que fortaleçam o turismo cultural e de negócios e é isso que estamos tentando fazer´, enfatizou, ao questionar: ´como não ver que uma festa como essa é importante para a cidade, meu Deus?´.