Edital garantirá restauração de imagens sacras do Museu do Crato

Imagens sacras raras, com cerca de 200 anos de existência passarão por processo de restauração nesse município. O acervo é pertencente ao Museu Histórico do Crato. O projeto foi selecionado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio de edi

A autora do projeto, a restauradora italiana, Maria Gabriella Federico, classificou as peças a serem contempladas no projeto, que se constituem em exposição permanente na sala Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, como uma relíquia para o Museu, que remontam quase o período de origem do município, estando entre as mais antigas da região. São contempladas no trabalho, a ser iniciado ainda este mês, 14 imagens, um sacrário e dois oratórios, que foram detalhados no projeto técnico de conservação.


 


História resgatada



Todas as imagens são em madeira. Algumas delas estão num estado avançado de deterioração e continuam em exposição. A secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo, destaca o edital, que contempla o projeto avaliado em R$ 15 mil, uma vitória para o Crato. “É a nossa história que está sendo resgatada. Antes, tínhamos um projeto de modernização do museu, solicitado ao arquiteto Waldemar Farias, isso levando-se em consideração a preservação da originalidade do Museu Histórico. Mas agora, vemos a necessidade de recuperar e salvaguardar as peças raras, em primeiro plano”, explica a secretária municipal.


 


Ela afirma que alguns móveis destruídos pelos cupins passaram por recuperação durante a sua gestão e tem a finalidade de revitalizar o espaço e torná-lo mais atrativo para os visitantes e a própria população. “As pessoas precisam conhecer sua história, suas origens, e o Museu é um espaço importante que documenta esse passado”, diz Danielle Esmeraldo.


 


Ela destaca o trabalho de recuperação que vem sendo feito com as peças do Museu de Artes Vicente Leite, na parte superior do Museu Histórico, pela artista plástica e restauradora, Edilma Saraiva. No local há obras de artistas como Sinhá D’Amora. A Secretaria de Cultura do Crato está enviando toda a documentação necessária para começar o quanto antes o trabalho. Ainda este mês deverá começar o trabalho de restauração.


 


O investimento futuro será na proteção das imagens. “São obras de um valor imensurável. Vamos restaurar para conseguir manter essas obras e fazer com que o Museu tenha algo digno para visitas”, ressalta.


 


Algumas peças, conforme a restauradora Gabriella Federico, poderão demorar, dias para serem restauradas. Algumas delas estão muito danificadas, faltando partes dos dedos, e até as mãos, a exemplo das imagens de São Francisco, Santana e São José. Uma das imagens, conforme a Gabriella Federico, que merece destaque, é a de São Fidelis, do século XVIII, co-padroeiro do município. O Crato, por um período de sua história, foi conhecido como “Curato de São Fidelis”. Não há nenhuma outra do gênero no acervo da Diocese do Crato. Todas essas imagens raras foram doadas ao Museu Histórico pela Diocese.


 


O acervo sacro do museu é considerado um patrimônio de grande valor histórico pela restauradora. “O estado atual de conservação é extremamente delicado de todas as peças”, diz Gabriella, ao ressaltar a importância fundamental da preservação, para que seja mantido o registro da memória do povo e “embutir nas novas gerações o respeito pela cultura e história da região, sensibilizando para uma tomada de consciência”, diz ela, ao acrescentar a repercussão positiva na qualidade dos serviços e equipamentos culturais do município.


 


Gabriella enfatiza a importância da salvaguarda desse material e diz que pretende realizar o trabalho, com acompanhamento de jovens estudantes, no sentido de formar novas consciências voltadas para a preservação do patrimônio histórico.



IMPORTÂNCIA


“São obras de um valor imensurável. Vamos restaurar para o Museu ter algo digno para visitas”.
Danielle Esmeraldo – Secretária de Cultura do Crato


 


“O estado atual de conservação é extremamente delicado de todas as peças do Museu”.
Gabriella Federico – Restauradora