Municípios do Piauí recebe cooperação do Canadá

Municípios com baixos índices nos indicadores de saúde da Estratégia Saúde da Família, como mortalidade infantil, materna e desnutrição estarão reunidos entre os dias 12 e 14 de janeiro com instrutores da Universidade de Toronto no Canadá e consultores br

Profissionais dos municípios de Água Branca, Alto Longá, Amarante, Barras, Beneditinos, Canto do Buriti, Floriano, Guadalupe, Oeiras, Pedro II, São Francisco do Piauí, União, Uruçuí e Teresina participam do Curso de Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária. Trata-se de uma cooperação internacional entre Brasil e Canadá para o fortalecimento das equipes de atenção primária/básica. A parceria, desenvolvida entre a Universidade de Toronto e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS é patrocinada pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional – CIDA e Ministério da Saúde.



Alguns critérios foram estabelecidos para a escolha dos municípios que irão participar do Curso. “Um dos critérios para a indicação desses municípios foram o baixo desempenho dos indicadores dentro das estratégias de saúde da família”, disse a enfermeira da gerência estadual de atenção básica, Mariana Loiola. As temáticas envolvem assuntos sobre mortalidade materna, gravidez na adolescência, hanseníase, aleitamento materno, racismo, HPV, mortalidade infantil, doenças sensíveis à atenção básica e hipertensão.



De acordo com Yves Talbot, médico e professor da Universidade de Toronto, o objetivo principal do curso é o aperfeiçoamento das práticas de gestão de serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). “O curso oportuniza a apropriação de uma metodologia de enfrentamento de problemas de saúde e disponibiliza ferramentas para que os participantes desenvolvam habilidades gerenciais. Além disso, o curso enfatiza que as questões de etnia devem ser consideradas a fim de que pessoas de todas as raças sejam tratadas com equidade”, explicou.