Lula chega à Bolívia para inaugurar trecho de interoceânica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou hoje à Bolívia para se encontrar com seu colega Evo Morales e inaugurar um trecho do corredor interoceânico que unirá o Brasil aos portos do norte do Chile.

Lula chegou à localidade fronteiriça de Arroyo Concepción, no lado boliviano, onde pouco depois foi recebido por Morales para também falar da agenda energética comum.

O encontro acontece pouco menos de uma semana após a reivindicação brasileira de que o gás boliviano caísse de 31 milhões de metros cúbicos por dia para 19 milhões por causa de uma maior geração de energia elétrica por causa de um período de intensas chuvas.

O Governo boliviano alcançou depois um acordo com o Brasil para aumentar o envio para 24 milhões de metros cúbicos até maio.

A estrada interoceânica, que deverá levar a portos chilenos no Pacífico, é um avançado projeto de integração física entre Brasil, Bolívia e Chile, do qual Lula e Morales inaugurarão os trechos de Arroyo Concepción-El Carmen e El Carmen-Roboré.

Imediatamente após este ato os dois presidentes seguirão para o lado brasileiro para se reunirem na sede do comando naval na localidade fronteiriça de Ladário, no estado do Mato Grosso do Sul.

Ali assinarão um convênio para o financiamento de um trecho de estrada pavimentada entre Villa Tunari, no departamento (estado) de Cochabamba, e a localidade de San Ignacio de Moxos, na região de Beni, uma via que no futuro poderá comunicar La Paz com a fronteira brasileira.

Após este encontro haverá uma reunião conjunta das comitivas de funcionários do Brasil e da Bolívia e depois Lula oferecerá um almoço para Morales e sua equipe.

De tarde Lula sairá do aeroporto de Corumbá para a Venezuela, onde realizará uma visita de trabalho e se reunirá na sexta com o venezuelano Hugo Chávez.