UJS-PE participa do CONEB e da Bienal da UNE
Na noite desta sexta-feira (16), caravanas da UJS saem de diversas cidades pernambucanas, como Recife e Petrolina, em direção à Salvador. O grupo marcará presença e participação no 12º CONEB e na 6º Bienal de Cultura e Arte da UNE, que acontecem entre os
Publicado 16/01/2009 18:22 | Editado 04/03/2020 16:58
O 12º Conselho Nacional das Entidades de Base (CONEB) acontece de 17 a 20 de janeiro, na cidade de Salvador, na Bahia, e pretende discutir principalmente ações ligadas à qualidade do ensino universitário no Brasil. A União da Juventude Socialista (UJS) envia seus filiados em Pernambuco para integrar o movimento “Da unidade vai nascer a novidade”.
“Dos estudantes pernambucanos filiados a UJS que irão à Bahia, mais de 100 são representantes de Diretórios Acadêmicos e Centros Acadêmicos de universidades de todos o estado. Eles são o público alvo do CONEB porque é um encontro onde poderemos debater e criar alternativas para que a reforma universitária saia do papel”, comentou a presidente da UJS-PE, Silvana Paula.
“Da unidade vai nascer a novidade” é um movimento nacional da UJS e propõe a criação de uma nova universidade, com ações como maiores investimentos na educação, um melhor acesso ao Ensino Superior, a reformulação das grades curriculares nos cursos universitários, entre outros pontos. “É claro que tudo isso sob um olhar da atual situação econômica e social do Brasil e do mundo”, disse Silvana Paula referindo a crise financeira.
A 6º Bienal de Cultura e Arte da UNE, que será realizada entre os dias 20 e 25, em vários bairros de Salvador, continua essa série de debates sobre educação e cultura com especialistas em diversas áreas, mas tem suas atividades mais descentralizadas. “Isso gera para os estudantes que participam da Bienal a possibilidade de contato com a cultura e a realidade da cidade onde acontece o encontro”, explicou a presidente da UJS-PE.
O objetivo maior em participar destes encontros é reunir informações, opiniões e argumentos suficientes para usá-los, além da mobilização pela reforma universitária, também na Conferência Nacional de Educação que acontece em 2010. Será mais uma oportunidade dos estudantes ficarem ligados e participarem dos rumos que são dados à educação no Brasil.
Do Recife,
Daniel Vilarouca