Estudantes protestam contra aumento de passagens

Devido ao recente aumento nas passagens de ônibus do Grande Recife, estudantes ligados à UNE, UEP, UBES e UMES realizam, nesta quarta-feira (28), o protesto “Diga não ao aumento! E, sim, à qualidade…”. O ato quer conscientizar a população dos abusos pra

Com o aumento de pouco mais de 6%, as tarifas de ônibus do Grande Recife ficaram entre 10 e 20 centavos mais caras. Sabendo disso e da dificuldade que muitos recifenses têm em pagar o valor cobrado, é que os estudantes promovem esta mobilização.


 


“Queremos convocar a sociedade para participar deste protesto e mostrar que este novo aumento de passagem não é viável. Muitos recifenses estão deixando de andar de ônibus e buscando meios de transporte alternativos, como a bicicleta ou mesmo a pé, para chegar aos seus destinos, pois não têm condições de a passagem”, afirmou o diretor de comunicação da UEP, Jardel Silva.


 


Jardel explica que o objetivo maior do protesto é chamar o Grande Recife Consórcio de Transportes e outros órgãos responsáveis pelo transporte público na cidade para, juntos, barrar este aumento. “Esse não é um simples protesto, nós também temos alternativas a apresentar. Nós também temos de ser ouvidos”, argumentou.


 


Recife tem uma das tarifas de ônibus mais elevadas do Brasil e por pagar tão caro, os estudantes cobram mais qualidade e segurança no transporte coletivo. Como exemplo de falta de qualidade, o diretor de comunicação citou um projeto que foi aprovado em 2005 exigindo a colocação de ar-condicionado nos ônibus que circulam no Grande Recife. “E, hoje, todos estes coletivos foram tirados de linha”, disse Jardel Silva.


 


Os estudantes propõem como solução para o problema o financiamento público e a busca por subsídios que possam cobrir os gastos, ao invés de serem repassados diretamente para a população.


 


Segundo Jardel Silva, neste protesto, os estudantes irão fazer o “pula catraca”. Eles irão subir nos ônibus para conversar os usuários conversar sobre o problema e distribuir panfletos explicativos. “Mas, como não concordamos com este novo aumento que já está em vigor, também não iremos pagar passagens para entrar nos ônibus e dialogar com a população. Vamos, literalmente, pular a catraca”, finalizou.


 


O protesto “Diga não ao aumento! E, sim, à qualidade…” terá início às 14h, com concentração em frente ao Ginásio Pernambucano, na rua do Hospício – centro do Recife.


 


Do Recife,
Daniel Vilarouca