Vila das Artes lança edital para realização de vídeo coletivo

''Fortalezas''é nome do projeto audiovisual criado para comemorar o aniversário da cidade

A Vila das Artes, complexo cultural vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza, lança, através de seu Núcleo de Produção Digital, programa da Rede Olhar Brasil do Ministério da Cultura, o projeto audiovisual ''Fortalezas'' para comemorar o aniversário de 283 anos da Cidade, no próximo dia 13 de abril.


 


O projeto consiste na captura de imagens que contemplem cidadãos, grupos ou lugares cujas singularidades se configurem em formas criativas de reinvenção da vida, do cotidiano e da cidade. Personagens que se destacam pelo potencial inventivo e transformador, expressando na própria vida o sentido da palavra ''fortaleza''. O edital prevê a seleção de 12 projetos. Cada participante selecionado – profissional ou não do audiovisual – produzirá um curta-metragem de até cinco minutos que, editado, será reunido em um único vídeo.
 


Todo o processo de gravação dos projetos selecionados receberá o apoio técnico do Núcleo de Produção Digital (NPD), através do empréstimo de equipamentos de câmera, iluminação, som, ilha de edição e o acompanhamento de um operador de equipamentos.
 


A seleção dos projetos será feita por uma comissão composta por representantes de Organizações Não Governamentais, Associação Cearense de Cinema e Vídeo (ACCV), Universidade Federal do Ceará e da Secretaria de Cultura de Fortaleza. A comissão poderá convidar até quatro pessoas para completar os 12 vídeos.
 


As inscrições para seleção dos roteiros estão abertas até o dia 9 de fevereiro de 2009 na secretaria da Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro). Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos ou menores, desde que sejam representadas por um responsável. Os projetos deverão ser entregues pessoalmente, das 9h às 12h e de 14h às 20h; ou encaminhados por correio e entregues na coordenação do NPD até às 12h do dia 10 de fevereiro de 2009. O edital público de seleção e a ficha de inscrição podem ser encontrados no site da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br), na secretaria da Vila das Artes ou solicitados através do email npdfortaleza@gmail.com. Outras informações pelos telefones 3105-1410 ou 3252-1444.


 


A intenção do projeto audiovisual é criar oportunidades de realizadores, amantes, curiosos e interessados produzirem e mostrarem, através de sua percepção, a cidade de Fortaleza. O projeto foi uma iniciativa do Núcleo de Produção Digital Vila das Artes (NPD), mantido por uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura. O NPD Vila das Artes, um dos 11 núcleos mantidos pela Rede Olhar Brasil em todo o país, apóia e fomenta a atividade audiovisual local, através de ações de formação, qualificação técnica, difusão e acesso público a serviços de captação e edição.



 


A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, voltado à formação, difusão, pesquisa e produção nas diversas linguagens artísticas. Na área do audiovisual, o espaço também oferece um curso de extensão em parceria com a Universidade Federal do Ceará e um curso de formação de agentes culturais e exibidores independentes – o Pontos de Corte, além de uma programação permanente de debates mensais e cineclube semanal.
 


Fortaleza 24h


O NPD Vila das Artes lançou no ano passado o projeto Fortaleza 24H, também em comemoração ao aniversário da cidade. Foram 48 projetos inscritos e 18 selecionados. Para compor a narrativa, seis realizadores, indicados pela comissão de seleção, foram convidados. O vídeo é composto por 24 curtas de um minuto os quais contemplam uma hora do cotidiano de Fortaleza. Na ocasião, foi lançado no Cine SESC São Luiz, dentro da programação do 18º Cine Ceará. O vídeo 24H é composto ainda por um making of. A cópia deste material será entregue aos participantes do Fortaleza 24H durante a estréia do ''Fortalezas'' no próximo dia 13 de abril.
 


Serviço:


Inscrições para o edital de seleção ''Fortalezas'', até o dia 9 de fevereiro de 2009. O edital e a ficha de inscrição podem ser encontrados no site da Prefeitura www.fortaleza.ce.gov.br, ou solicitados pelo email npdfortaleza@gmail.com . Informações na Vila das Artes, rua 24 de Maio, 1221, Centro, ou pelos telefones 3105-1410 ou 3252-1444. Grátis.
 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Vila das Artes