Comunistas iniciam trabalhos no legislativo

Esta semana, foram retomados os trabalhos na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e na Câmara de Vereadores do Recife. Em cada um desses espaços, o PCdoB de Pernambuco marca presença com dois parlamentares, constituindo uma bancada. Além de uma fo

Em recente passagem pelo Recife, o secretário nacional de Relações Institucionais do Partido, Ronald Freitas, disse que “os parlamentares do PCdoB estão sempre na primeira linha de defesa dos movimentos sociais”. É com esta mesma filosofia e ânimo que os vereadores e deputados estaduais do PCdoB/PE retomam os trabalhos em suas respectivas casas legislativas.


 


Na Câmara de Vereadores do Recife, o clima é de renovação já que quase metade dos parlamentares ocupa o cargo pela primeira vez. Entre eles está o vereador Luciano Siqueira. Segundo mais votado na última eleição, ele chega à Casa de José Mariano para, junto ao vereador reeleito Vicente André Gomes, dar continuidade às ações em prol do bem-estar da população na capital.


 


Apesar de novo na Câmara Municipal, Siqueira traz consigo a experiência de ter sido deputado estadual, presidente do PCdoB em Pernambuco e vice-prefeito do Recife por oito anos. “Vamos aproveitar os nossos mandatos para enfatizar e fortalecer a presença do nosso partido na política pernambucana, fazendo um mandato voltado para os interesses do povo”, disse Luciano Siqueira.


 


Já na Assembléia Legislativa, o otimismo toma conta dos comunistas. Até o final de 2008, o PCdoB contava com apenas um representante no Palácio Joaquim Nabuco, o deputado estadual Luciano Moura. Com a saída de Antônio Figueirôa (PTB) para assumir a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, ocupa a sua vaga o deputado estadual Nelson Pereira (PCdoB).


 


“Com a volta de Nelson para a Assembléia Legislativa, iremos aproveitar em 100% a nossa participação no Poder Legislativo Estadual”, comentou Luciano Moura. E acrescentou: “Este ano de 2009, será um período difícil para todos por conta da crise econômica, mas usaremos a tribuna do Plenário para mostrar que o socialismo é uma alternativa para o problema”.


 


Nelson Pereira já foi deputado estadual por outras duas vezes, prefeito da cidade de Mirandiba e, recentemente, ocupava o cargo de secretário estadual de Esportes.


 


A CPI da Celpe…
Em 2008, o deputado estadual Luciano Moura se dedicou firmemente a uma de suas funções na Assembléia, a de relator da CPI da Celpe. Em um relatório que está prestes a entregar, Moura descreve as irregularidades e arbitrariedades da Companhia Energética de Pernambuco, privatizada no ano 2000.


 


“A privatização da Celpe se tornou a pedra no sapato de muitos pernambucanos porque a justificativa para a venda da estatal era a livre concorrência entre empresas que oferecem o mesmo serviço e, por conta disso, um crescimento na qualidade deste serviço. Mas, o que se vê aí são os constantes aumentos e um serviço que deixa a desejar”, disse o deputado.


 


Segundo ele, para reunir as informações que compõem o texto, foram necessárias mais de 20 audiências públicas com a participação de membros da sociedade civil, movimentos sociais, órgãos de regulação e a própria Celpe. Além de visitas a vários municípios do estado para conferir o fornecimento de energia nessas cidades.


 


“Hoje, a Celpe oferece um serviço caríssimo que não chega a alguns lugares. Ela tem um excelente setor de cobranças e cortes de energia, mas um péssimo departamento de atendimento ao consumidor, por exemplo”, afirmou Moura. “Temos certeza que algo vai mudar depois da entrega desse relatório e de sua votação no Plenário”, concluiu.


 


Do Recife,
Daniel Vilarouca