Inácio Arruda propõe homenagem a Dom Helder Câmara

O Senador Inácio Arruda apresentou requerimento propondo sessão especial no Senado em homenagem ao centenário de nascimento de dom Helder Câmara – 7 de fevereiro de 1909. O requerimento precisa ser votado em plenário para que seja definida a data em que o

“No momento em que o mundo comemora os sessenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e em reconhecimento a um dos maiores defensores desses direitos, pretendemos homenagear, em uma Sessão Especial no Senado, o centenário de seu nascimento”, explica Inácio.


 


Helder Pessoa Câmara nasceu em Fortaleza, formou-se em Filosofia e Teologia, e celebrou sua primeira missa aos 22 anos de idade. Em seguida, foi nomeado diretor do Departamento de Educação do Estado do Ceará, cargo que exerceu por cinco anos. Foi eleito bispo auxiliar do Rio de Janeiro pela CNBB no dia 20 de abril de 1952.


 


Aos 55 anos, dom Hélder Câmara foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife. Foi uma das lideranças da luta contra o autoritarismo e contra os abusos aos direitos humanos praticados durante a ditadura, estabelecendo uma clara resistência ao regime militar, sendo perseguido por sua atuação social e política e chegando a ser acusado de comunismo.


 


Morreu aos 90 anos, em 27 de agosto de 1999, devido a uma parada cardiorrespiratória. Um dos idealizadores e fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entidade da qual foi secretário-geral por 12 anos, dom Helder Câmara foi, entre outras funções, arcebispo de Olinda e Recife. Durante 20 anos no cargo, período que coincidiu com o regime militar no país, o religioso foi reconhecido por suas ações em defesa dos direitos humanos.


 


Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda