Mapeamento quilombola no Ceará acontece até dia 13

O indicativo de comunidades rurais, remanescentes de quilombolas, objetiva atender o que preconiza a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), em atender a beneficiários, os quais, anteriormente, não recebiam assistência técnica

A Ematerce participa do Mapeamento de Quilombolas no Ceará, por intermédio das extensionistas sociais, lotadas nos escritórios locais da empresa, sob a coordenação das técnicas Lecina Maria Lima(assistente social) e Luciana Ferreira dos Santos(nutricionista), que trabalham no escritório estadual em Fortaleza. Segundo Luciana, a operacionalização do mapeamento ocorrerá, de 02 a 13 de fevereiro de 2008, e conta com o acompanhamento de 10 lideranças quilombolas, sendo uma para cada equipe, que desenvolverá essas atividades no Ceará.


 


Segundo ela, o indicativo de comunidades rurais, remanescentes de quilombolas, objetiva atender o que preconiza a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), em atender a beneficiários, os quais, anteriormente, não recebiam assistência técnica e extensão rural (Ater). As ações, a serem desenvolvidas, fazem parte do Projeto São José III, sob coordenação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e Coordenadoria do Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural (Codet).


 


A técnica enfatizou ainda que a Ematerce, presente em todos os municípios cearenses, fará o mapeamento das comunidades, existentes nos seguintes territórios: Litoral-Leste e Região Metropolitana de Fortaleza, com a extensionista social Joana D'Arc e Lucielma(liderança quilombola); Sertão-Central e Canindé cin as extensionistas sociais Lucimar Vieira, Lúcia Vitoriano e Ana Eugênia(liderança quilombola). Ibiapaba e Sobral, com a extensionista social Selma Alexandrino, e o técnico Djaire Bahiano (liderança); Médio-Jaguaribe e Baturité, técnicos Wescley e Vasconcelos(SDA) e Cícero (liderança); Cariri, com as extensionistas sociais Fátima Benício e Elcileide Mendonça e Paulo (liderança); Sertões dos Inhamuns, com a extensionista social Lúcia Sousa e Paulo (liderança); Sertões de Crateús, com Raimundo Martins (INCRA) e Márcia (liderança); Tamboril, com o técnico Josafá e Simone (liderança); Itapipoca, Maria das Graças Batista e Kiko ( liderança).


 


A reunião, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), no dia 23 de janeiro último, contou com a participação do diretor técnico da Ematerce, Engº Agrº Walmir Severo Magalhães, Dimitri (Incra), José Bartolomeu, da Coordenadoria do Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural (Codet), da SDA, dos extensionistas e técnicos de órgãos envolvidos, além de lideranças de Quilombolas. Na oportunidade, foram discutidas e traçadas ações de reconhecimento desses povos, os quais a Ater tem uma dívida a saldar.


 


Fonte: Assessor de Imprensa da Ematerce