Estudantes montam casa do carnaval em Olinda

A tarde deste domingo (15) foi de muita festa e carnaval para jovens de todo o Estado. É que a União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) e outras entidades estudantes promoveram a prévia carnavalesca da Casa da UEP, em Olinda. Em seu quarto ano consecutivo

A Casa que era tradição na rua 13 de Maio, muda de endereço. Agora, os estudantes vão poder curtir o carnaval num dos principais focos de folia em Olinda, a ladeira 15 de Novembro. De esquina com a Prefeitura da Cidade, a Casa da UEP tem toda uma estrutura montada para receber jovens do Recife, Olinda, Região Metropolitana, de todo Pernambuco e até de outros estados.


 


“A UEP e as demais entidades estudantis que promovem esta iniciativa, trabalham os direitos dos estudantes o ano inteiro, através de atos e mobilizações. A Casa é um momento em que todos esses estudantes podem se encontrar para descontrair, mas sem deixar de lado as conquistas do movimento”, afirmam os organizadores do espaço.


 


Lutas como o direito a meia-entrada com a carteira de estudante que vem sendo motivo de intensos debates entre a classe estudantil. Desde o ano passado, um projeto de lei está tramitando pelas instâncias federais. Um texto que, se aprovado, vai limitar muitos benefícios atrelados à carteira de estudante.


 


“Por isso, que, desde o ano passado, para entrar na Casa é preciso apresentar a carteirinha de estudante. É uma maneira que encontramos para lembrar aos jovens que aquilo é um documento e deve estar sempre com ele”, comentam membros da UEP.


 


Depois da prévia, as portas da Casa da UEP serão abertas no sábado de carnaval e assim fica, o dia inteiro, até a quarta-feira de cinzas. A animação fica por conta de blocos, agremiações e escolas de samba que se apresentam dentro da Casa todos os dias de carnaval.


 


Serviço:
– Casa da UEP
   Ladeira 15 de Novembro – Olinda (de esquina com a Prefeitura)
   Funciona durante os quatro dias do carnaval – para entrar é preciso apresentar a carteira de estudante


 


Do Recife,
Daniel Vilarouca