Programe-se: Beth Carvalho faz show de abertura do Carnaval 2009 de Fortaleza

Beth Carvalho e Chico Pessoa abrem a programação do Carnaval de Fortaleza 2009. Antes, artistas e blocos de Pré-carnaval fazem cortejo pela Praia de Iracema

Abram alas para os batuqueiros! Quem está chegando para o Carnaval de Fortaleza 2009 é a madrinha do samba, Beth Carvalho. Ela é a atração principal neste sábado, dia 22, na abertura do Polo Asa Branca, localizado na Praia de Iracema, próximo à obra do artista plástico Leonilson, conhecida como caixa D'Água dos Peixinhos. Antes dela, a partir de 21hs, o compositor Chico Pessoa anima o público com um repertório já conhecido por todos, onde não faltarão sucessos como ''Coração'' e ''Tô fora''.


 


A vida e a música de Beth Carvalho são o resumo da história do samba. São mais de 40 anos de carreira, onde ela já contabiliza 31 discos, dois DVDs, 6 Prêmios Sharp, 17 Discos de Ouro, 9 de Platina, 1 DVD de platina, centenas de troféus e premiações. Dentro de sua obra também está registrada sua história de luta pela classe artística e por um Brasil mais justo. No show de abertura do Carnaval 2009, a madrinha do samba apresenta um pouco do seu último trabalho ''Beth Carvalho canta o Samba da Bahia'', além de sucessos como ''Vou festejar'', ''Andança'', ''Água de chuva no mar'' e ''Marancangalha''. Mangueirense de carteirinha, Beth ainda prepara um momento especial com clássicos carnavalescos.


 


A programação na Praia de Iracema começa às 17hs, com cortejo de artistas e blocos de Pré-carnaval que saem da Igreja de São Pedro e seguem até o local dos shows. Depois, o forrozeiro Chico Pessoa abre o palco para a madrinha do samba com o típico forró pé-de-serra, gênero que não pode faltar no carnaval cearense.


 


No domingo, o Polo Asa Branca reverencia a obra de Humberto Teixeira, primeiro com uma banda de artistas cearenses montada especialmente para a ocasião, em seguida em um show tributo com Dominguinhos e banda. Segunda feira, dia 23, é dia de Waldonys seguido de Chico César. O encerramento, na terça-feira, dia 24, será com Dorgival Dantas e banda abrindo para o encontro de Jair Rodrigues e Elza Soares.


 


O Carnaval 2009 é mais uma ação em prol da cidadania cultural e da reqüalificação dos espaços públicos, marcas da política cultural da Prefeita Luizianne Lins. São três polos com programações variadas para garantir quatro dias de folia àqueles vão ficar na cidade. Além do Polo Asa Branca, tem o Polo Humberto Teixeira, localizado na Avenida Domingos Olimpio, onde acontece o desfile oficial das agremiações carnavalescas, e o Polo Dona Mocinha, no Bar da Dona Mocinha (Rua Padre Climério, nº 140) onde, durante o Carnaval, a partir das 17hs, tem muito samba e chorinho com o Bloco Num Ispaia Sinão Ienche.


 


PROGRAMAÇÃO


 


AV. DOMINGOS OLÍMPIO (Polo Humberto Teixeira)
Os desfiles das agremiações carnavalescas acontecem nos dias 22 , 23 e 24 de fevereiro, sempre a partir de 16h. Entre as ruas Barão de Aratanha e Senador Pompeu.


 


PRAIA DE IRACEMA (Polo Asa Branca) – próximo à Caixa D´água dos Peixinhos



21/02 – Sábado
17h – Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema).
21h – Show com Chico Pessoa e banda.
23h – Show com Beth Carvalho e banda.


 


22/02 – Domingo
17h – Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema).
21h – Tributo a Humberto Teixeira. Com músicos e intérpretes cearenses.
Banda: Adelson Viana (teclado e acordeon); Tarcísio Sardinha (violão e guitarra); Denilson Lopes (bateria); Edson Sancho (baixo); Chico Paulo (vocal e percussão); Nazareno (vocal e percussão); Igor Caracas (percussão); Armando Teles (vocal); Carlinhos Ferreira (sax); Zé Carlos (trompete); Edson (trombone); Alves Nascimento (teclado).
 Cantores convidados: Marcus Café; Paulo Façanha; Joana Angélica; Karine Alexandrino e Falcão.
23h – Show com Dominguinhos e banda.


 


23/02 – Segunda
17h – Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema).
21h – Show com Waldonys e banda.
23h – Show com Chico César e banda.


 


24/02 – Terça
17h – Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema).
21h – Show com Dorgival Dantas e banda.
23h – Show com Jair Rodrigues e Elza Soares.


 


BAR DA MOCINHA (Polo Dona Mocinha)



De 21 a 24 de fevereiro, sempre a partir de 17h, tem samba de mesa, chorinho e carnaval animado pelo bloco Num Ispaia Sinão Ienche, no Bar da Mocinha, Praia de Iracema. Rua Padre Climério, 140 – entre as ruas João Cordeiro e Antonio Augusto.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Secultfor