Sem categoria

Alice Portugal reivindica espaço para mulher no Legislativo

A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) participou da reunião do presidente da Câmara, Michel Temer com representantes da bancada feminina para discutir a votação da Proposta de Emenda à Constituição 590/06, que assegura a presença de pelo menos uma mul

Para a deputada do PCdoB é inadmissível que a Câmara dos Deputados, que tem hoje 44 deputadas, nunca tenha tido uma mulher ocupando cargo no Mesa Diretora. Por esta razão, prosseguiu Alice, é necessário e urgente a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional de autoria da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que assegura a ampliação do espaço político das mulheres no Congresso e, consequentemente, das prioridades da bancada feminina na agenda parlamentar.



A PEC teve a admissibilidade aprovada no ano passado na Comissão de Constituição e de Cidadania. O relator foi o deputado Michel Temer. Durante a campanha para a Presidência da Casa, ele se comprometeu com a bancada feminina de acelerar a votação da proposta.



Na reunião, as deputadas também discutiram com Temer a criação de uma procuradoria parlamentar feminina e a possibilidade de institucionalizar a bancada dentro da Casa. Isso ampliaria o peso da representação feminina nos diversos foros políticos da Câmara, como o Colégio de Líderes.



Seminário



As parlamentares decidiram ainda que vão realizar um seminário em março para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8. O tema será o impacto da crise econômica sobre as mulheres trabalhadoras.



A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que sugeriu o tema, lembrou que as mulheres mantêm a maior parte dos empregos precários do País. “Numa situação de crise, elas são as mais prejudicadas”, disse.



Fonte: Boletim da deputada Alice Portugal