Mulheres dominam roda de samba
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o projeto NegroSambaSim promove uma roda de samba totalmente dedicada a elas. O grupo Nosso Samba é Assim traz como convidadas quatro interpretes e compositoras do mais puro samba. Enquanto que os c
Publicado 27/02/2009 16:37 | Editado 04/03/2020 16:58
A idéia da União de Negros pela Igualdade (Unegro), entidade organizadora do NegroSambaSim, é que em 2009 cada edição do projeto seja temática. No mês passado, o assunto foi a Luta pela Paz e, nesse mesmo sentido, é que se traz a tona um pedido pelo Fim da Violência contra a Mulher.
O mote é o 8 de março, Dia Internacional da Mulher e a luta centenária pela igualdade de gêneros. Neste mesmo dia, em 1857, um grupo de trabalhadoras protestava contra as condições de trabalho numa indústria têxtil de Nova York. Como represália, os proprietários da confecção trancaram todas as trabalhadoras dentro do prédio e incendiaram tudo. Por conta disso, a data tornou-se símbolo do movimento feminista.
O NegroSambaSim de março acontece neste domingo (01), no Mercado da Ribeira, em Olinda. O grupo Nosso Samba é Assim, anfitrião da festa, traz para a roda as sambistas Lucinha Guerra, Naara, Selma do Samba (velha conhecida do projeto) e Cynphia Medeiros. A animação começa às 15h com os grupos Abaúna e Capoeira Aché Brasil.
Serviço:
– NegroSambaSim de março, com o tema: “Basta de Violência contra a Mulher”
Domingo 01, a partir das 15h
Mercado da Ribeira, em Olinda
Do Recife,
Daniel Vilarouca